fbpx
alugar apartamento mobiliado alugar apartamento mobiliado

Vantagens e desvantagens de alugar um apartamento mobiliado

11 minutos para ler

A correria do dia a dia faz com que as pessoas sejam mais práticas. E essa tendência também é refletida no momento de escolher um imóvel para alugar. Existem várias opções no mercado que atenderão às suas necessidades a um custo acessível.

Uma dessas possibilidades é alugar um apartamento mobiliado. Você já conhece essa modalidade de locação? É uma prática comum em países do exterior e que tem se tornado mais usual aqui no Brasil.

Dessa forma, o inquilino loca o imóvel já equipado com móveis e eletrodomésticos, dispensando necessidade de levar ou comprar a sua mobília quando se mudar.

Se você busca um apartamento para alugar, mas ainda não sabe se um imóvel com mobília é a melhor alternativa, acompanhe este post e descubra quais são as vantagens e desvantagens de alugar um apartamento mobiliado. Confira agora!

Conheça as vantagens de alugar um apartamento mobiliado

Alugar um apartamento mobiliado pode ser muito vantajoso para quem procura por uma alternativa rápida, versátil e, ainda, deseja evitar as inconveniências de uma mudança. Veja, a seguir, quais são essas vantagens!

1. Economia na compra de móveis

Ao alugar um apartamento mobiliado, você conta com uma grande vantagem de não precisar investir em móveis para o seu novo lar. Uma parte do valor que seria empregado em mobiliário e eletrodomésticos pode ser redirecionada para a decoração, por exemplo, tornando o ambiente agradável e com a sua personalidade.

Além disso, ao encontrar um apartamento mobiliado para alugar, você não precisará fazer a contratação de serviços como mão de obra para a montagem e instalação dos móveis, economizando também nesse aspecto.

A economia também acontece devido à prevenção de avarias nos móveis ou no próprio imóvel. Quem nunca se mudou e, durante o processo, teve a porta de um móvel quebrada? Ou um móvel que sofre atrito com a parede e provocou um risco gigante? 

Mudando para um lugar mobiliado, você não terá esses problemas.

2. Tempo de moradia

É muito importante considerar o tempo que ficará no imóvel. Se você pretende alugar um apartamento por um determinado período — que não se estenderá por muito tempo —, a melhor opção, certamente, é contar com um imóvel mobiliado. Assim, você não precisa se preocupar com a mobília toda vez que estiver se mudando e não terá gastos com isso.

3. Praticidade

É prático alugar um apartamento mobiliado para morar, pois assim não terá que fazer medições dos espaços, calcular o ambiente livre para circulação e escolher divisões e acabamentos dos móveis.

Seu tempo de mudança será muito mais rápido e facilitado. Isso porque você não vai se preocupar com o transporte da mobília, muito menos com a compra de móveis para o novo lar.

4. Tamanho da mobília

O aluguel feito dessa maneira também tem a vantagem de apresentar uma mobília bem-arranjada, com a medida certa para o local.

Muitas vezes, quando nos mudamos para um novo lar, o tamanho do imóvel pode não ser compatível com o do antigo. Dessa forma, se faz necessário descartar a mobília e encontrar novos móveis, gerando mais gastos no período de mudança.

Veja as desvantagens dessa opção de aluguel

Agora que você já conhece as principais vantagens de alugar um apartamento mobiliado, mostraremos alguns pontos que devem ser levados em conta antes de tomar uma decisão definitiva. Veja a seguir!

1. Mobília no lar antigo

Para pessoas com apego sentimental aos seus móveis, não é vantajoso alugar um imóvel com mobília, pois essa modalidade exige que elas se desfaçam dos que já têm. Sem contar que os móveis podem fazer falta caso seja necessário se mudar novamente e morar em um local que não conte com a mobília.

2. Estado de conservação dos móveis

Por se tratar de um imóvel alugado, o estado de conservação dos móveis talvez não esteja em perfeitas condições. 

Além do desgaste devido ao tempo, o mau uso e a falta de cuidado dos antigos moradores deixam os itens danificados. A reforma do mobiliário pode gerar despesas financeiras e perda de tempo. 

3. Estilo da decoração do apartamento

Se você quer viver em um lugar onde possa deixar seu estilo em cada cantinho, então alugar um apartamento mobiliado pode não ser a melhor opção. Isso porque os móveis encontrados podem ser de um estilo comum, talvez com elementos que não reflitam verdadeiramente a sua personalidade.

4. Responsabilidade na locação

Se você está optando por alugar um apartamento mobiliado, lembre-se também de que a responsabilidade exigida para manter esse tipo de imóvel é muito maior com relação a um imóvel vazio.

Isso porque, ao contar com móveis e eletrodomésticos, você precisa ter os mesmos cuidados com eles como se fossem os seus próprios itens, zelando pelo bom funcionamento e estado de conservação durante toda a sua permanência no lugar.

Saiba quando é melhor optar pelo aluguel do apartamento mobiliado

Se você ainda tem dúvidas se alugar um apartamento mobiliado é uma boa escolha, veja a seguir alguns pontos a serem analisados que podem facilitar o seu processo de tomada de decisão. Um imóvel mobiliado pode ser útil nas situações descritas a seguir, confira!

Para quem ainda não tem móveis

Alugar um apartamento mobiliado é uma excelente opção para pessoas que ainda não têm móveis. É o caso de quem vai morar sozinho ou para o casal que vai começar a vida a dois. Na maioria das vezes, essas pessoas saem da sua casa de origem com pouquíssimos itens. E iniciar uma nova jornada é algo bastante desafiante, que requer empenho financeiro e pessoal.

Então, nada melhor do que se mudar para um local com tudo organizado. É um privilégio não ter que pensar na disposição dos móveis e todos os eletrodomésticos que compõem uma casa.

Por causa do emprego

Existem muitos empregos em que os funcionários são trocados de locais de atuação para o melhor desempenho da empresa. Essas pessoas passam períodos em um lugar e depois de alguns meses são transferidos de cidade.

Nesse caso, comprar mobília para constantes mudanças não compensa, já que ela pode estragar um pouco a cada vez que for mudada de lugar.

Para quem quer liberdade geográfica

Atualmente, é mais comum encontrar pessoas que trabalham no modelo de home office. Com isso, elas têm liberdade geográfica, visto que podem fazer seu serviço em qualquer lugar.

A situação permite que residam por algum tempo numa cidade e depois se mudem para outra e assim conquistem mais “vivência” devido à cultura e aos lugares visitados.

Para quem já tem casa própria

Não é raro encontrar pessoas que alugam casas para ficar mais próximas do emprego e, com isso, enfrentar menos trânsito, a cada dia mais caótico. É muito melhor alugar um apartamento mobiliado nesses casos e morar nele durante a semana e voltar para sua casa própria aos fins de semana e feriados.

Diante disso, não vale a pena investir alto valor para mobiliar o imóvel alugado.

Como alugar um apartamento mobiliado?

Na realidade, não existem grandes diferenças entre alugar um apartamento mobiliado e um imóvel sem mobília. O que mudará, basicamente, são algumas cláusulas que serão incluídas no contrato referente à mobília e, é claro, sobre as responsabilidades de ambas as partes envolvidas (locatário e locador) em relação aos itens.

Em geral, essas cláusulas contratuais determinam que a responsabilidade por eventuais defeitos nos móveis, antes da data da locação, é do proprietário do imóvel. A partir do momento em que o apartamento é alugado, essa responsabilidade sobre os itens é transferida ao inquilino.

E isso vale para todos os itens listados, como eletrodomésticos, mobiliário e peças de decoração que estiverem no imóvel. Além do mais, é interessante especificar no contrato se a permanência de animais de estimação é permitida no apartamento, já que a presença dos pets aumenta as possibilidades de danos aos móveis.

Quais cuidados ter ao alugar um apartamento mobiliado?

Tome alguns cuidados antes de alugar o imóvel, pois assim você evita dores de cabeça e prejuízos no futuro. Veja, a seguir, um checklist!

Faça uma vistoria criteriosa

Antes de fechar negócio, é muito importante que seja realizada uma vistoria completa por um profissional habilitado no apartamento e, posteriormente, emitido um laudo elaborado pelo proprietário, evidenciando toda a relação de objetos que compõem o imóvel. 

O inquilino também deve realizar uma vistoria minuciosa antes de receber as chaves, avaliando o funcionamento e as condições dos eletrodomésticos e móveis disponíveis.

É altamente recomendado que esse laudo tenha um registro fotográfico de cada item listado, pois isso facilitará a conferência dos objetos quando chegar o momento de liberar o imóvel.

Cuide da limpeza e manutenção

Para evitar dores de cabeça no futuro e manter uma boa relação com o proprietário do imóvel, é imprescindível que o inquilino mantenha os cuidados básicos com os itens que compõem a mobília, como limpeza e manutenção sempre que necessário. Isso evitará prejuízos e desentendimentos ao final do contrato.

Mantenha o proprietário informado

Ao assinar um contrato de locação de imóvel, o inquilino está concordando que se responsabilizou por preservar todos os itens incluídos na propriedade. No entanto, sabemos que algumas peças têm vida útil menor do que outras e, portanto, podem acabar estragando antes do tempo planejado.

Em momentos como esse, a melhor maneira de agir é manter o proprietário informado. Em casas de veraneio, por exemplo, é ainda mais comum que determinados itens acabem estragando por conta da maresia e umidade, o que não é motivo para se indispor com os donos do imóvel. Basta avisá-los caso algo estrague no apartamento.

Assim, será mais fácil ter um diálogo e chegar a um entendimento sobre de quem é a responsabilidade pela manutenção ou indenização do bem. Lembre-se de que manter boas relações no mercado imobiliário é sempre uma forma inteligente de abrir suas possibilidades futuras. Afinal, muitas pessoas alugam imóveis e, posteriormente, acabam comprando.

Invista na decoração desse apartamento

Ao dar seu toque pessoal no apartamento, você o transforma em um lugar agradável e acolhedor. Isso é possível mesmo para quem procura por um lugar mobiliado. Esses imóveis em geral têm seu mobiliário em tons neutros que permitem modificações, personalização e até ousadia.

A primeira atitude a ser tomada é definir seu estilo de decoração. E não precisa contratar uma empresa ou ser um especialista no assunto. Busque por dicas na internet, lá você encontra um roteiro do que fazer e como executar suas ideias.

A segunda ação é definir a paleta de cores que será usada. Os adesivos são excelentes aliados nesse momento. Eles mudam a aparência de um móvel ou uma parede sem estragá-la.

Por fim, escolha objetos que compõem o visual. Transforme um lugar-comum em um ambiente com seu estilo. Aposte em quadros, vasos, tecidos, entre outros.

Como pôde perceber, alugar um apartamento mobiliado é muito vantajoso para pessoas que não dispõem de móveis ou nos casos em que o aluguel não será por longo período. A decoração não é desculpa, pois você consegue colocar o ambiente com sua personalidade sem grandes reformas. Mas, como tudo nessa vida, esse tipo de locação tem seus prós e contras. Então avalie sua necessidade e faça a melhor escolha para o momento.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de alugar um apartamento mobiliado, curta nossa página no Facebook e aproveite os conteúdos exclusivos!

Posts relacionados

2 thoughts on “Vantagens e desvantagens de alugar um apartamento mobiliado

  1. Estou a procura de um apartamento de dois quartos.
    Pretendo mudar para a cidade em breve.
    Desde já agradeço atenção,
    Juliane Rios

Deixe um comentário