fbpx
como saber quanto vale o aluguel como saber quanto vale o aluguel

Como calcular o valor do aluguel de um imóvel?

8 minutos para ler

Ter uma propriedade disponível para alugar é ótimo. Isso porque é garantia de uma renda extra. No entanto, todo proprietário tem dúvidas sobre como calcular o valor do aluguel de um imóvel, já que são muitos critérios para se levar em consideração.

Durante a crise econômica que vivemos, as pessoas estão cada vez mais criteriosas com a forma que gastam o seu valioso dinheiro. Por isso, é ainda mais importante ter cuidado ao estabelecer um valor de aluguel justo, competitivo e atrativo, seja o imóvel residencial ou comercial.

Mas, afinal, como saber quanto vale o aluguel? Preparamos este texto para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue com a leitura abaixo!

Preço do imóvel

Qual é o preço original da sua propriedade? Ter esse valor em mente é um bom parâmetro para começar a calcular o valor do aluguel a ser cobrado.

O aluguel deve corresponder de 0,5% a 1% do valor líquido do imóvel. Ou seja, sem incluir a taxa de IPTU, o condomínio e os demais seguros.

O preço do imóvel é apenas o ponto de partida para o cálculo. As demais variáveis são levadas em consideração para calcular se o valor do aluguel está mais próximo de 0,5 ou 1%.

Idade da propriedade

Quanto mais velho o imóvel, mais desvalorizado ele será. Imóveis antigos refletem o estilo de construção de sua época e também podem apresentar deterioração.

O recomendado para aumentar o preço do aluguel de um imóvel antigo é reformá-lo e trazer um novo estilo para o lugar.

A reforma é necessária para oferecer ao inquilino melhores condições de segurança. Construções antigas podem apresentar curto-circuito e iniciar um incêndio, um problema que pode ser resolvido facilmente com a troca da fiação elétrica da casa.

A modernização de ambientes pode tornar o imóvel mais atrativo. Derrubar a parede entre a cozinha e a sala de estar para tornar o ambiente mais amplo ou adicionar um balcão de cozinha americana, por exemplo, são boas saídas para valorizar o imóvel.

Localização

Outro fator importante, e talvez um dos principais, é a localização do imóvel. O valor de aluguel costuma ser mais elevado se o imóvel estiver em uma boa localização, uma vez que a propriedade oferecerá mais facilidade e mobilidade aos inquilinos.

Imóveis com fácil acesso a rodovias, avenidas principais e pontos de ônibus, que sejam próximos ao centro ou áreas de comércio (supermercados, farmácias, bancos, hospitais e universidades), saem ganhando.

Regiões que recebem investimentos da prefeitura e oferecem mais qualidade de vida para os moradores tendem a ser valorizadas, aumentando o aluguel dos imóveis.

Em contrapartida, locais com alto índice de violência costumam ser mais baratos do que os lugares mais seguros.

Portanto, a localização é um dos fatores que mais pesam na hora de calcular o valor de aluguel do imóvel.

Preço praticado na região

É importante também pesquisar o valor de aluguel que os outros proprietários estão cobrando por imóveis similares ao seu na região.

Isso faz com que fique mais fácil saber quanto vale o aluguel, já que os outros proprietários também realizaram o cálculo do valor dos imóveis com base em todas as variáveis citadas neste post.

Além disso, essa pesquisa dá uma boa base para você poder ter um preço competitivo. Não adianta nada cobrar um preço absurdo se os seus concorrentes estão praticando um preço bem mais baixo. Da mesma forma, não abaixe demais o preço, ou você pode deixar de ganhar dinheiro.

Área útil e infraestrutura

A área útil do local também deve ser levada em consideração. Um terreno grande, mas que oferece uma casa pequena, acaba tendo o valor de aluguel mais baixo, por exemplo.

A quantidade de dormitórios e de banheiros disponíveis na casa geralmente é mais relevante para o inquilino do que um grande espaço vazio e inutilizado na área externa, o quintal.

A infraestrutura do edifício e do condomínio também acaba influenciando no valor do aluguel. O local possui elevador, salão de festas, quadra de futsal, academia ou playground? Essas são facilidades que, embora sejam cobradas diretamente no condomínio, acabam valorizando o imóvel e atraindo inquilinos.

Vizinhança do local

Leve em conta a vizinhança do imóvel. Afinal de contas, o lar de uma pessoa será onde ela vai morar pelos próximos meses, ou até mesmo anos.

Uma boa vizinhança pode fazer dessa experiência a mais agradável possível. Por outro lado, vizinhos barulhentos e inconvenientes podem fazer com que a pessoa ache que seu aluguel não vale a pena.

Portanto, é extremamente importante informar ao futuro inquilino esses pormenores, e levar isso em conta na hora de precificar o aluguel do imóvel.

Conservação do patrimônio

Manter o imóvel conservado não é uma tarefa fácil! Com o tempo e o uso, ele acaba se deteriorando, seja de forma natural ou com a interferência de fatores externos, como inquilinos que realizaram muitos furos nas paredes.

Quanto à deterioração natural, é possível minimizar os danos com algumas manutenções, por exemplo, a pintura do imóvel a cada 3 anos.

Já em relação aos inquilinos, é possível estipular algumas regras sobre o imóvel nos contratos de aluguel. Dessa forma, você será consultado sempre que um inquilino desejar realizar alguma intervenção.

Tamanho do local

Imóveis novos podem apresentar uma arquitetura mais moderna, porém acabam sendo desvalorizados por causa do tamanho, que costuma ser menor. Já os imóveis antigos têm mais vantagens nesse quesito, pois normalmente oferecem mais espaço.

Contudo, uma boa distribuição dos cômodos é a chave para manter a valorização do imóvel. Paredes irregulares, cômodos sem propósito e tetos muito baixos acabam diminuindo o valor do aluguel.

No caso de locais mobiliados, mudar móveis de lugar pode ser uma boa pedida para valorizar o espaço útil dos cômodos.

Valor do condomínio

Outro fator a ser levado em consideração é o valor a ser pago na taxa condominial, caso a propriedade seja localizada em um condomínio.

Uma taxa mais elevada faz com que o dinheiro que o morador vai gastar seja maior. Ao passo que uma taxa mais moderada possibilita ao proprietário cobrar um pouco mais no aluguel sem problemas.

Propriedade mobiliada

Uma casa ou apartamento já com a mobília representa uma economia e tanto para quem se muda. Afinal, não será preciso adquirir novos itens. Isso também traz bastante comodidade para o morador.

Portanto, se o imóvel conta com armários planejados, geladeira, fogão cooktop ou outros móveis e eletrodomésticos, é possível cobrar um valor de aluguel mais elevado, já que oferece mais facilidade e conforto para o inquilino.

Incidência do sol

A incidência do sol mantém o ambiente livre do mofo e da umidade. Portanto, imóveis com janelas para o lado norte são mais valorizados porque recebem mais luz solar.

A altura do imóvel também conta pontos nesse aspecto: quanto mais alto for, mais sol o apartamento recebe, além da linda vista que acaba se formando no horizonte. Tudo isso conta para valorizar o imóvel.

Taxa de IPTU

Finalmente, mas não menos importante, saiba levar em consideração qual é o valor da taxa de IPTU praticada no local. As taxas variam de lugar para lugar e podem contribuir para baratear ou encarecer o aluguel de um imóvel.

Mantenha o valor do aluguel razoável, já que esse é um valor com o qual o inquilino também terá de arcar. Mas, é claro, faça isso de acordo com os critérios do imóvel.

Por fim, para saber quanto vale o aluguel, conheça as metodologias de cálculo e converse com uma imobiliária que seja da sua confiança. Além disso, não deixe de conhecer os índices de reajuste de aluguel e de entender como eles influenciam nos aumentos.

Como vimos ao longo do post, o valor do aluguel é uma balança que deve ser justa tanto para o inquilino quanto para o proprietário. Por isso, determinar o valor de locação não é uma tarefa considerada simples! Aqui na Guarida, o cálculo do valor de aluguel é feito por meio de uma avaliação rigorosa do seu imóvel.

Gostou do nosso texto sobre como saber quanto vale o aluguel? Caso você tenha interesse no assunto do artigo, continue em nosso blog e aproveite para saber mais sobre os índices de reajuste de aluguel! Para isso, basta ler mais um de nossos posts!

Posts relacionados

Um comentário em “Como calcular o valor do aluguel de um imóvel?

Deixe um comentário