fbpx
obras em apartamentos obras em apartamentos

Obras em apartamentos: 5 regras que devem ser cumpridas

6 minutos para ler

Quando chega a hora de fazer obras em apartamentos, devemos tomar alguns cuidados para evitar sérios problemas. Esse é um assunto que envolve muitas pessoas, como os moradores do prédio e os síndicos.

As principais normas costumam ser sobre o horário de realização de obras e o barulho. É essencial estar atento a esses pontos para ter uma boa convivência no espaço. Por outro lado, quando não nos preocupamos com as regras das obras, multas podem surgir e atrapalhar todo o andamento do reparo.

Elaboramos esse artigo para atender as necessidades das pessoas que vão fazer reformas ou obras em seu apartamento. Siga com a leitura!

Quando é preciso fazer uma obra em apartamento?

Há alguns momentos específicos que demandam reparos de obra, como quando os moradores de um determinado apartamento percebem problemas na estrutura.

Pode ser que tenha aparecido alguma falha no registro de água ou infiltrações nas paredes do imóvel. Quaisquer situações semelhantes que precisam ser corrigidas são sinais de que é necessário fazer obras em apartamento.

No entanto, nem sempre as obras estão relacionadas a consertos na estrutura ou nas instalações. Por vezes, os moradores apenas desejam alterar a decoração do seu apartamento considerando melhorias na estética do lugar.

Alguns exemplos disso podem ser a instalação de prateleiras, suporte para eletrodomésticos e eletroeletrônicos e a inclusão de quadros nas paredes.

Essas circunstâncias, por mais simples que sejam, envolvem o uso de ferramentas que emitem ruídos, como as furadeiras e parafusadeiras. Esses equipamentos, ao serem utilizados em horários indevidos, podem perturbar a paz dos moradores.

É esperado que os vizinhos não se sintam incomodados com obras ocorrendo nos apartamentos ao lado, por isso, é fundamental respeitar as normas do prédio.

Por que é importante estar atento às regras?

Todo condomínio tem suas próprias regras no que diz respeito a diversos assuntos, entre eles obras em apartamentos. O desrespeito a essas normas resultam em situações que podem ser evitadas, como multas na conta do condomínio.

Estando ciente dessas regras, conseguimos manter uma comunicação amigável entre os vizinhos. Dessa forma, não incentivamos atritos ou momentos desconfortáveis com os demais moradores.

Quais as regras para obras em apartamentos?

Primeiramente, entre em contato com os síndicos do prédio. Esses profissionais devem ser procurados pelos moradores antes de fazer obras no apartamento.

Com ambas as partes de acordo com as obras, tenha em mãos a planta do apartamento. Esse documento é imprescindível para evitar possíveis infiltrações ou até mesmo prejudicar a estrutura do prédio.

É comum que os moradores tenham dúvidas sobre a realização de obras em seus apartamentos. Mas para que você não fique com dúvidas sobre esse assunto, separamos as principais regras para obras.

Vamos tratar dos mais diferentes pontos sobre os reparos nesse tipo de residência. Preste bastante atenção em nossas recomendações e considere as especificações do prédio. Leia os tópicos abaixo!

1. Respeite a lei do silêncio

O barulho é o primeiro item na nossa lista de regras por ser o que mais causa problemas nos condomínios. O desrespeito do horário de obras em apartamentos prejudica o andamento da rotina dos demais moradores.

Não somente isso, mas também o bem-estar das pessoas que moram nos apartamentos próximos do seu. Por esta razão, confirme o horário separado para a realização de reparo no prédio.

2. Planeje o descarte dos entulhos com antecedência

Na maioria das vezes, obras grandes resultam em pilhas de entulho. É preciso prestar atenção no descarte correto desses materiais, bem como a caçamba que vai ser utilizada.

Em muitas cidades no país, existe uma coleta específica para esse tipo de material. Logo, é necessário conversar com o indivíduo responsável no condomínio para identificar a melhor maneira de desfazer-se dos entulhos.

3. Tenha bastante cuidado com alterações estruturais

As obras que envolvem alterações estruturais demandam uma atenção redobrada das pessoas. Contrate um arquiteto qualificado para identificar os lugares no apartamento em que as obras podem ser realizadas.

Uma alteração malfeita na estrutura pode acarretar sérios problemas. Entre eles, temos a danificação na fiação e na rede de tubulação de todo o prédio.

4. Veja as instalações do prédio antes de começar as obras

A regra das instalações são semelhantes às de alterações estruturais. Quando os moradores decidem fazer obras em que é preciso quebrar paredes, todo cuidado é pouco.

Veja com o profissional os lugares que não podem ser quebrados, ou seja, que tenham instalações importantes.

As colunas também devem ser evitadas, afinal, são elas que sustentam toda a estrutura do prédio. Esses cuidados jamais devem passar despercebidos!

5. Entre em contato com um profissional especializado

Cada reparo no apartamento vai exigir um profissional específico. Não é recomendado que os próprios moradores façam as obras por conta própria.

As obras que precisam de profissionais como eletricistas e encanadores, devem ser completamente feitas por esses indivíduos. É uma forma de garantir o bom resultado do serviço e proteger as instalações do prédio.

O que considerar no momento da obra?

É de grande importância que todos estejam cientes de que os condôminos estão prestes a fazer algumas mudanças em seus apartamentos. Além das regras, os condôminos devem ter os materiais necessários para um reparo específico.

Sendo assim, temos maior controle da obra, sabendo que ela não vai parar por falta de itens de construção, como ferramentas manuais ou elétricas.

De forma geral, devemos priorizar as regras do condomínio em que o apartamento está localizado. Se elas existem, são para serem seguidas estritamente.

Respeite o horário das obras em apartamentos e colabore para um espaço mais amigável e de confraternização. No fim das contas, todos os condôminos são beneficiados com o acolhimento das regras de bom convívio.

Essas são as regras mais importantes sobre obras em apartamentos. É de suma importância que todos os condôminos sigam essas normas visando manter o espaço um lugar pacífico. É recomendado que os novos moradores no prédio sejam informados sobre essas regras para evitar passar por momentos constrangedores. Certifique-se de considerar todos os pontos que mencionamos ao longo do texto!

O que achou das nossas recomendações sobre as regras? Você já conhecia alguma delas? Então, esse é o seu momento! Aproveite que já terminou a leitura e faça um comentário no post. Vamos adorar ler o que você tem a dizer sobre esse assunto!

Posts relacionados

Deixe um comentário