Você sabe o que é paisagismo? Pensou que isso seria uma técnica de desenhar paisagens? Ou a arte de construir elegantes jardins? Podemos dizer que as afirmações estão corretas, mas também incompletas.
O paisagismo tem várias definições e vai para além da boa estética e da jardinagem. Essa técnica, diretamente ligada à Arquitetura e Urbanismo, busca elaborar projetos que possam desenvolver ou substituir construções mal desenvolvidas por espaços funcionais, harmoniosos e ecologicamente sustentáveis.
Quer entender mais sobre o que é paisagismo? Está querendo deixar a sua casa ou o seu apê mais elegante, funcional e agradável? Buscando uma transformação para o seu lar, mas não sabe nem por onde começar? Então, continue com a leitura para conferir as nossas 5 dicas de paisagismo para a sua moradia!
Entenda o que é paisagismo
O paisagismo é uma área da arquitetura e do urbanismo que tem por objetivo organizar espaços livres, localizados em áreas urbanas ou não-urbanas. Eles podem ser lugares públicos, como parques e museus, ou privados, como é o caso da sua residência. Ele consiste na projeção, no planejamento, na gestão e na preservação de paisagens.
Quem busca por um paisagista, geralmente costuma esperar a construção de elegantes jardins, que trazem uma boa aparência e conforto para suas casas, apartamentos ou, até mesmo, seu local de trabalho. Mas o paisagismo não se resume a jardins e vai além da boa aparência.
Conhecido também como arquitetura de paisagem, o paisagismo deve considerar quatro importantes fatores em seus projetos:
- geográficos;
- hidrográficos;
- bióticos, e
- humanos.
Estes fatores consideram aspectos do urbanismo como a vegetação, a movimentação de pessoas na região, a área construída e os espaços livres.
No paisagismo, cada projeto deve ter o mínimo de impacto possível no meio ambiente. Ele serve, em conceito, para absorver o que há de belo na natureza e alinhar a vegetação às características de moradias e do que tiver ao redor.
Na maioria dos casos, paisagistas são chamados para a construção de jardins. Para isso, o profissional precisa realizar um estudo social e ambiental para agregar uma boa estética ao lugar sem deixar de lado a funcionalidade que o espaço precisa ter para a convivência.
Veja 5 dicas de paisagismo para aplicar em sua residência
O paisagismo busca entregar harmonia entre todos os seus elementos urbanos, sem causar danos à natureza. Para ter espaços verdes, elegantes e funcionais, confira as nossas dicas de paisagismo que servem tanto para a parte interna quanto externa da sua moradia.
1. Considere os atributos das plantas
Plantas são os componentes certos para quem busca trazer elegância para sua residência, mas elas não podem ser escolhidas de qualquer maneira.
As cores e as texturas são dois aspectos fundamentais a serem considerados em relação à estética. Claro, é importante também pensar nas características das plantas e no espaço que elas precisam para crescer e se desenvolver bem.
Também devemos considerar a quantidade de luz solar que as plantas poderão receber no ambiente e verificar se há espaço o suficiente para elas serem cultivadas, bem como na época em que elas poderão florir ou produzir frutos, e no nível de manutenção que elas poderão exigir.
Os vasos são ótimos itens para cultivar plantas em qualquer ambiente. Eles podem ser encontrados em vários tamanhos, formatos e cores.
2. Invista na iluminação
Investir em uma boa iluminação pode ser a chave para a transformação completa de qualquer ambiente. Isso porque a luz pode servir para destacar plantas, obras de arte e outros objetos.
Um ambiente bem iluminado, principalmente no período da noite, torna-se muito mais funcional, seguro e, consequentemente, acolhedor.
3. Crie um jardim vertical ou suspenso
Ler dicas de paisagismo e não ver um comentário sobre jardins verticais ou suspensos seria ignorar o que já é tendência na área. Posicionar plantas dessas maneiras é quase uma regra, principalmente para espaços internos e pequenos.
Mesmo se o solo do ambiente não estiver coberto de vegetação, os jardins vão garantir beleza e uma proximidade com a natureza.
4. Construa percursos
Um percurso é importante para direcionar as pessoas por ambientes, para definir limites do jardim e poder preservá-lo, e, até mesmo, para dar privacidade às pessoas que ocupam o espaço.
Se você mora em uma casa, vale um investimento em pedras, cascalhos, lajotas, madeiras ou pisos, desde que não sejam escorregadios, para criar caminhos pelo jardim e evitar que suas plantas sejam pisoteadas por seus visitantes. Também vale criar percursos até o banheiro, a churrasqueira ou a fonte, se houver.
Para garantir a privacidade do seu lar, vale apostar em cerca vivas, painéis, muros ou paredes diferenciadas, a fim de criar divisões, separar um cômodo integrado e dar um charme ao lugar. Uma horta suspensa, por exemplo, pode ser realmente interessante para dividir a cozinha da sala de estar e ainda garantir os ingredientes da sua próxima receita.
5. Aposte em bancos, mesas e fontes
Com os móveis certos, a sua família vai conseguir aproveitar melhor o jardim, a varanda, a sala de estar ou de jantar. Investir em bancos e mesas pode trazer muito mais conforto e funcionalidade para um ambiente.
Os bancos ou cadeiras corretas na sala de jantar podem fazer com que as refeições sejam mais gostosas e demoradas. Na varanda, podem proporcionar um bom banho de sol e um ótimo ambiente para ler, relaxar ou até dormir.
Só se lembre de ter cuidado com a escolha dos materiais da mobília, pois nem todos podem resistir ao sol ou à chuva. Madeira e ferro costumam ser a solução para os móveis de ambientes externos. Para torná-los confortáveis, basta acrescentar almofadas quando for utilizá-los.
E falando em relaxar, tem coisa mais aconchegante do que ouvir a água correndo, fluindo no ambiente? Não tem, né? Para curtir isso dentro da sua casa ou do seu apê, aposte em fontes ou, se possível, espelhos d’água!
Anote todas as nossas dicas de paisagismo e contate um profissional para ajudar você no planejamento de cada detalhe da sua moradia. Dessa maneira, você poderá ter a decoração que tanto deseja, com muita elegância, funcionalidade e sustentabilidade.
Gostou do nosso conteúdo? Então, curta a nossa página no Facebook para conhecer imóveis modernos e as nossas soluções imobiliárias!