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5 dicas para dormir melhor e ter mais disposição no seu dia a dia

4 minutos para ler

Dormir bem é essencial para a saúde, já que é durante o sono que o corpo todo se regenera, o cérebro descarta as memórias que acha que não serão usadas e armazena o que foi mais importante no dia. Por isso, quem não tem boas noites de sono acaba sentindo, além do cansaço físico, cansaço mental e falta de memória.

Ao mesmo tempo, o número de pessoas com problemas relacionados ao sono e que buscam dicas para dormir melhor cresce a cada dia. Deitar e rolar na cama sem conseguir adormecer ou acordar à noite e não conseguir dormir são alguns deles.

Se você sofre com isso e busca ter noites de sono melhores, continue a leitura desde artigo. A seguir, vamos listar algumas dicas para que você possa dormir bem e ter mais saúde e disposição. Confira!

1. Tenha um ritual e horário para dormir

O corpo é muito inteligente e a rotina é essencial para que ele saiba quando é hora de ficar em alerta, de ter foco e concentração, e quando é hora de relaxar. Mas, para isso, ter um ritual do sono está entre as melhores dicas para dormir.

É importante tentar, todos os dias, iniciar um ritual de relaxamento no mesmo horário. Pode fazer qualquer atividade que estimule a sensação de descanso, como um banho morno, um chá ou a leitura do seu livro preferido. Dessa forma, o corpo sabe o horário em que pode começar a relaxar, o que facilita muito na hora de pegar no sono.

2. Prepare bem o ambiente do sono

O ambiente em que você vai dormir deve ser calmo e escuro. Dormir com barulho pode atrapalhar tanto o processo para adormecer quanto o sono em si, fazendo com que haja mais despertares à noite.

A dica é preparar o quarto para uma boa noite. Coloque um lençol limpo na cama, mantenha o quarto limpo, arrumado e, principalmente, escuro. A ausência de luz é importante para que o corpo produza a melatonina, substância responsável pelo sono.

3. Evite certos alimentos e bebidas

Você costuma jantar e logo em seguida dormir? O ideal é aguardar alguns minutos e, mesmo assim, optar por comidas mais leves à noite. Carnes magras e saladas são os alimentos mais indicados para comer nesse período, já que comidas muito pesadas podem atrapalhar o sono e até serem mais indigestas durante a madrugada.

O uso de bebidas alcoólicas nesse período também não é recomendado, já que o álcool interfere diretamente na qualidade do sono. As bebidas com cafeína, como refrigerantes, alguns tipos de chá e o próprio café, também devem ser evitadas, já que o ingrediente é um estimulante natural.

4. Não use telas antes de dormir

As luzes emitidas pelas telas avisa o corpo que é dia, ou seja, que não é hora de dormir, inibindo a produção de melatonina. Por isso, muitas pessoas que sofrem com a insônia melhoram significativamente após retirarem a TV e o celular 2 horas antes de dormir.

Além da luz de ser um problema para a produção da substância do sono, as redes sociais, os jogos ou programas de TV deixam o cérebro em alerta. São muitas cores, sons e formatos que deixam o corpo agitado e até ansioso, o que traz malefícios para o descanso.

5. Aposte nos exercícios físicos

Os exercícios físicos são aliados de quem quer dormir bem e ter mais saúde. O melhor é tentar praticar pela manhã ou à tarde, para que o corpo aproveite os hormônios do bem-estar durante o dia — o que pode gerar mais foco e até trazer mais alegria para o dia a dia.

Mas se você só tem a parte da noite para malhar, não se preocupe, pois o corpo também é capaz de associar o final do exercício com o dia cansativo e relaxar para dormir melhor.

Por fim, se você demorar para dormir ou acordar no meio da noite com insônia, não fique na cama. O ideal é fazer alguma atividade do ritual de relaxamento, seguir nossas dicas para dormir e só ir deitar quando tiver sono.

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