fbpx
erros ao comprar imóvel erros ao comprar imóvel

Conheça 8 erros ao comprar um imóvel que você precisa evitar

6 minutos para ler

Comprar um imóvel é o desejo de muitas pessoas, mas consiste em um processo que exige muito cuidado. Para adquirir uma casa, por exemplo, é preciso realizar um alto investimento. Além disso, há uma certa burocracia com a papelada. Desse modo, existem erros ao comprar um imóvel que precisam ser evitados para que você não tenha ainda mais gastos. 

Nesse contexto, é válido mencionar que a maioria dos erros são por causa do desconhecimento a respeito das etapas. No momento de analisar as oportunidades, é muito fácil acreditar em informações falsas e optar por péssimas formas de pagamento. Continue a leitura e conheça 8 erros que devem ser evitados durante a compra de um imóvel!

1. Não pesquisar a fundo 

O primeiro erro que deve ser evitado é o de não pesquisar a fundo a respeito do imóvel e do proprietário. No primeiro momento, o imóvel pode ser perfeito, mas nem sempre a primeira impressão deve ficar. É preciso avaliar diversos pontos antes de realizar a escolha. 

Portanto, analise o fluxo de pessoas no local, o policiamento e a segurança da região, os serviços públicos, o trânsito e outros pontos válidos. Busque todas as informações a respeito do imóvel que você deseja adquirir para evitar frustrações. 

2. Não analisar a localização 

Na pressa para comprar um imóvel, muitas pessoas acabam esquecendo de levar em consideração diversos pontos, como a localização. Dessa forma, é necessário ressaltar que algumas casas apresentam preços menores porque são de difícil acesso. Nessa situação, é preciso analisar se a compra compensará. 

Ao escolher um local longe do seu trabalho, é preciso levar em consideração o valor e o tempo de locomoção. Para algumas pessoas, isso pode não ser um contratempo, para outras sim. Para quem tem filhos, é fundamental avaliar se na região do imóvel existem escolas e hospitais. 

Caso você tenha algum animal de estimação, é válido saber se há algum pet shop por perto e se a região é segura para ele. Imprevistos podem ocorrer, logo, é preciso ficar preparado para isso. 

Além disso, é fundamental conhecer o bairro, Assim, converse com os moradores, eles serão capazes de passar informações a respeito do local. Não é nada satisfatório escolher um local com elevados índices de violência e baixa segurança.

3. Não pesquisar sobre taxas e custos 

Diversas pessoas acham que o único gasto com o imóvel é o investimento que precisa ser feito em um primeiro momento. Mas existem outros custos. Caso você decida comprar um apartamento, é preciso saber o valor do condomínio e os impostos adicionais, por exemplo. 

É preciso ressaltar que é necessário levar em consideração a reforma e os móveis. Se o imóvel apresenta muitos estragos, o gasto pode ser grande. Para evitar maiores dores de cabeça, é indicado fazer uma planilha com todos os possíveis custos e taxas que devem ser pagas. 

4. Não pensar no futuro 

Um erro muito recorrente é querer comprar um imóvel sem pensar no futuro. Dessa maneira, é preciso ficar atento ao tamanho do imóvel, visto que você pode querer aumentar a família. Portanto, analise como você imagina sua vida daqui a alguns anos.

5. Não estar atento à documentação 

Ao comprar um imóvel, normalmente, buscamos mais segurança e conforto para a nossa família. Mas, para isso, é necessário ter a certeza de que o imóvel está de acordo com a lei e que não existe nenhum problema com a documentação do local. 

Saiba que não é complicado realizar essa conferência, pois toda a papelada fica disponível em instituições públicas e pode ser verificada por qualquer pessoa. Dessa forma, solicite a certidão negativa de IPTU, a quitação dos serviços essenciais, como energia, certidões negativas da Justiça Federal, Criminal e Cível, e a matrícula atualizada no Cartório de Registros da cidade. 

6. Não ler o contrato com cuidado 

Não ler o contrato com atenção pode fazer com que você realize uma compra precipitada. O vendedor pode se esquecer de comunicar a você pontos importantes e relevantes do contrato.  

Para que você não se arrependa, é necessário solicitar pelo menos um dia para realizar a leitura do contrato. O responsável pela venda vai compreender a situação, pois ele deseja vender o imóvel. Após estudar o contrato com atenção, você pode confirmar sua escolha. 

7. Não buscar ajuda especializada 

Não querer auxílio de um profissional especializado é um grave erro de quem deseja comprar um imóvel. Contar com a ajuda de um profissional no assunto é essencial para achar a melhor opção para você e garantir que tudo vai sair como o desejado, desde o processo de negociação até o fechamento do contrato. 

Saiba que você pode contar com a ajuda de um engenheiro civil ou de um arquiteto para avaliar o local. Eles são capazes de analisar a infraestrutura do imóvel e certificar a inexistência de problemas nas redes hidráulica e elétrica. 

Sem contar que a ajuda de um bom advogado é fundamental para avaliar o contrato e as condições de compra, assim você não deixará que a emoção atrapalhe durante um processo tão importante.  

8. Não realizar um planejamento financeiro 

Ninguém deseja passar por situações complicadas durante a vida, porém, isso é algo inevitável, afinal, a nossa existência é formada por diversos acontecimentos. Nesse contexto, é preciso fazer um bom planejamento financeiro para conseguir pagar o imóvel corretamente e ter dinheiro suficiente para possíveis emergências. Ou seja, é preciso ter um fundo de reserva para conseguir arcar com os gastos que podem surgir. 

Como vimos, esses erros ao comprar um imóvel devem ser evitados para que não existam maiores problemas durante o processo. Não se esqueça de buscar sempre por uma ajuda especializada e por uma imobiliária de confiança, que entenda do assunto. Não faça nada sem pensar, avalie todos os pontos. Sua escolha vai refletir em seu futuro e no da sua família.

Você gostou do nosso post? Ainda restou alguma dúvida ou quer dividir conosco a sua experiência com o processo de compra de um imóvel? Então, aproveite para deixar um comentário neste artigo!

Posts relacionados

Deixe um comentário