fbpx
dicas para morar longe dos pais dicas para morar longe dos pais

Quais as melhores dicas para morar longe dos pais? Confira!

3 minutos para ler

Um dos maiores desafios dos jovens é sair de casa. Além da saudade dos pais e familiares, morar sozinho exige muita responsabilidade e muita organização, principalmente financeira. Para os universitários, por exemplo, isso não é uma tarefa fácil, visto que precisa se dedicar aos estudos.  

Sendo assim, quem decide estudar fora ou sair de casa, aprende o valor da família, começa saber que a vida não é simples, aprende que o mundo pode ser mais complexo do que se imagina. A visão do mundo começa ser outra, pois as suas necessidades também não serão mais as mesmas. Continue a leitura e saiba quais as melhores dicas para morar longe dos pais! 

Entre em contato com a família diariamente 

Mesmo que você decida residir em outra cidade, saiba que essa distância física não é motivo para cortar o contato com a família. Atualmente, o que não faltam são opções para conversar com os pais, irmão e amigos. O WhatsApp, por exemplo, é uma ótima ferramenta para manter o diálogo e para fazer chamadas de vídeo. 

Conheça os gastos de uma casa 

A primeira coisa que deve ser feita ao decidir sair das casas dos pais é entender os custos envolvidos durante esse processo. Desse modo, você consegue saber quanto que precisa de dinheiro. 

Normalmente, o maior gasto está relacionado com o imóvel. Existem os gastos com energia, internet, água, entre outros. Além disso, não pode deixar de registrar os custos com alimentação, lazer e transporte. Antes de fazer a mudança, é preciso saber se você terá condições de arcar com todas as suas despesas, uma vez que não é nada satisfatória ficar no vermelho ao final do mês. 

Tenha uma reserva financeira 

Ter uma reserva financeira é essencial ao decidir morar longe dos pais. Visto que imprevistos podem acontecer e você precisa estar preparado para arcar com essas situações. Caso você não deseje pedir ajuda aos seus pais, tenha uma reserva no banco. Nesse sentido, procure ter um dinheiro suficiente para cobrir suas contas por mais ou menos seis meses. 

Com isso, você garante um tempo com mais conforto e tranquilidade financeiras para sobressair de possíveis contratempos. Então, ao decidir sair de casa, já comece a poupar dinheiro. 

Considere dividir o espaço 

Ao morar longe da família é normal sentir saudade e carência, especialmente para quem não está acostumado a ficar sozinho por muito tempo. Logo, é recomendado buscar outras pessoas para morar junto, mas alguém que você conheça e confie. Essa é uma boa maneira para criar laços de amizade, além de ter com quem dividir os gastos e passar por alguns perrengues.  

Portanto, morar longe dos pais não é uma tarefa simples e requer muito planejamento. Mas é uma ação muito importante, pois você conseguirá superar diversos desafios e isso será muito importante para o seu crescimento pessoal. Para que esse processo seja eficiente, as dicas para morar longe dos pais podem ajudar você significativamente.

Gostou do nosso post? Então, aproveite para curtir nossa página do Facebook para ficar por dentro de mais assuntos! 

Posts relacionados

Deixe um comentário