fbpx
administradoras de condominios administradoras de condominios

Por que é importante contratar uma administradora de condomínios

9 minutos para ler

O papel do síndico é fundamental dentro de qualquer condomínio. No entanto, a sua função não se limita apenas a zelar pela estrutura do espaço e evitar conflitos entre os moradores, indo muito além disso. A administração exige uma série de funções e responsabilidades, fazendo com que, muitas vezes, o síndico encontre desafios para a boa gestão e funcionamento do seu condomínio.

É aí que entra a função da administradora de condomínios. Contratar uma empresa especializada em administração condominial e que entende muito bem do assunto é certamente a melhor solução para auxiliar nessa gestão.

Entenda a seguir a importância das administradoras e porque é importante contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

administadministradora de condominiosradora de condominios

O que faz uma administradora de condomínios?

administradora de condomínios é o braço direito do síndico na gestão condominial. Ela não o substitui, obviamente, mas vai auxiliar o síndico na gestão ao exercer papéis definidos em contrato. Aqui, é importante salientar que quanto mais funções ela exercer, mais alto será o valor cobrado. Mas fique tranquilo, cada prédio e condomínio possui as suas urgências e necessidades. Quando bem contratadas, as administradoras resolvem os problemas, facilitam a vida dos síndicos e trazem muitos benefícios aos moradores.

São empresas formadas por profissionais de várias áreas — gestores, contadores, advogados, entre outros — que, por meio de seus conhecimentos teóricos e práticos, podem ficar a cargo de questões burocráticas do dia a dia e questões jurídicas que, geralmente, trazem mais dor de cabeça.

Cabe à empresa especializada trazer tranquilidade ao síndico e dar a ele o suporte necessário em todas as funções técnicas, legais e administrativas pertinentes à gestão condominial. O síndico, dessa maneira, ganha mais tempo para tomar decisões importantes do cotidiano.

Com diversas responsabilidades que facilitam a rotina do trabalho do síndico, é a administradora de condomínio que fica responsável, por exemplo, pela gestão das finanças do prédio. Ela pode se envolver na parte burocrática das questões jurídicas e no controle da folha de pagamento dos funcionários, tornando a prestação de contas do condomínio muito mais organizada.

Ela também pode contribuir para a economia do orçamento do prédio, ficando responsável pela emissão de boletos de taxas condominiais e tantas outras funções que tornam o trabalho do síndico muito mais fácil ao ter esse serviço contratado.

Saiba quais são as vantagens de contratar uma administradora para o seu condomínio

São inúmeras as vantagens que o síndico tem ao contratar uma administradora de condomínios.

Mais segurança

Uma das principais vantagens de contratar administradoras de condomínio está no fato de que ele poderá trabalhar de forma muito mais segura e terá uma função diferente, de fiscalizador. Não é necessário se preocupar com a parte administrativa direta, como contabilidade, planejamento financeiro e pagamento de salários, por exemplo.

Economia de tempo e redução da burocracia

Ao lidar com administradoras de condomínio, também há benefícios em economizar tempo e na agilidade nos processos. Como há menos preocupação com a burocracia, mais organização de toda a papelada ou arquivo dos documentos, o síndico poderá dedicar o seu tempo a serviços mais triviais, mas que, nem por isso, deixam de ser importantes, como a contratação de terceiros.

Aliás, dependendo do serviço acordado, a administradora pode oferecer assessoria nesse sentido, tornando, por exemplo, as contratações de seguros do condomínio muito mais simples e eficientes.

Suporte jurídico

Outra vantagem é que a resolução de conflitos deixa de ser tão estressante. As administradoras possuem um departamento jurídico à disposição, com pessoas capacitadas para resolver disputas jurídicas. É o tipo de serviço essencial, evitando que divergências se transformem em grandes processos jurídicos.

Redução da inadimplência

A redução da inadimplência costuma ser percebida após esse tipo de serviço ser contratado dentro do condomínio. Isso porque a gestão passa a ser conduzida por profissionais capacitados e experientes na cobrança de moradores inadimplentes.

Melhor organização dos documentos

Uma administradora de condomínios moderna conta com recursos tecnológicos e ferramentas inovadoras para lidar com as questões burocráticas, como a gestão de documentos pertinentes ao empreendimento.

Com isso, todos os arquivos, contratos, autorizações, dados sobre pagamentos, licenças e informações diversas que devem estar devidamente documentadas ficam armazenadas em um servidor na nuvem, o que garantirá a sua segurança e facilitará o acesso.

Redução das chances de penalidade

Como já foi mencionado, administradoras de condomínios reúnem, em um único lugar, todo o tipo de solução para as mais variadas necessidades desse tipo de empreendimento, como uma equipe de suporte jurídico para lidar com questões mais complexas e que exigem conhecimento técnico. Visto que todas as obrigações fiscais estarão sempre em dia, o condomínio tem muito menos chances de sofrer penalidades, multas ou sanções pelos órgãos regulamentadores.

Assessoria para contratação de serviços

Qualquer obra ou manutenção realizada dentro de um condomínio deve ser realizada por profissionais devidamente qualificados e precisa passar pelo aval de um técnico especializado, como um engenheiro ou arquiteto.

Dito isso, uma das vantagens dos serviços de uma administradora de condomínios está no fato de que, geralmente, essas empresas já têm uma carteira de parceiros com experiência comprovada. Ou seja, há uma melhora significativa na contratação de serviços, o que também gera um impacto positivo para o síndico que não precisará gastar tempo pesquisando sobre profissionais, podendo se dedicar a funções mais importantes.

Ao optar pela contratação de uma administradora profissional, existem outras inúmeras vantagens que tanto o síndico quanto os moradores terão, como:

  • serviços mais adequados às necessidades dos moradores;
  • funcionários mais qualificados;
  • redução de gastos;
  • condomínio com menor risco de penalizações legais;
  • consultoria em assembleias condominiais;
  • colaboração na contratação de seguros;
  • emissão de boletos para cobrança da taxa condominial.

Dessa forma, todos os envolvidos no cotidiano de um condomínio — moradores, profissionais fixos e terceirizados — serão beneficiados com a qualidade de vida, de trabalho, convivência e segurança.

Quais os critérios para escolher uma boa administradora de condomínios?

O primeiro passo é convocar uma assembleia entre os moradores para decidir o assunto. Depois que a maioria optar pela contratação desse tipo de empresa, é necessário levar em consideração alguns pontos importantes. Veja abaixo!

Defina as necessidades

Definir quais são as necessidades do prédio e dos condôminos para que, assim, seja possível contratar os serviços mais adequados, como o regime de administração completa (quando a administradora toma conta de tudo) ou o regime de cogestão (quando, geralmente, a administradora fica a cargo dos documentos e da contabilidade).

Analise o custo-benefício

Pesquisar, dentro das necessidades do condomínio, a administradora que oferece o serviço de melhor qualidade e com bom custo-benefício. Para isso, é importante pesquisar a opinião dos moradores de outros prédios e condomínios administrados pela empresa pretendida.

Pesquise sobre a empresa

Atentar-se para a competência e idoneidade da empresa. A equipe é formada por profissionais experientes e capacitados? A empresa tem algum tipo de ação jurídica correndo contra ela? Preza pela comunicação transparente e eficaz?

Procure auxílio jurídico

Procurar pelo auxílio de um advogado ao redigir o contrato. Isso costuma evitar erros de interpretação que podem atrapalhar fortemente a gestão e que trazem muita dor de cabeça. O advogado vai ajudar a garantir a transparência nas cláusulas e estabelecer garantias para o cumprimento do contrato.

Preze por uma administradora com perspectiva de inovação

A administradora também precisa estar ligada às mudanças da sociedade, antenada às mais diversas novas necessidades, para melhor se adaptar. Estar ultrapassado, principalmente nesse setor, é garantia de serviço ruim. A administradora precisa proporcionar um serviço eficiente, qualificado e adequado ao síndico e moradores. 

Escolha uma empresa com credibilidade e experiência no mercado

A Guarida atua no mercado imobiliário desde 1977. Nestes quase 50 anos de história, a empresa vem ampliando sua atuação no segmento e, hoje, já conta com mais de 100 mil clientes.

Antenada às mudanças da sociedade e comprometida com os princípios de modernidade, a Guarda preza pela excelência de seus serviços e pela satisfação de seus clientes, oferecendo as soluções mais inovadoras em termos de administração de condomínios, aluguel e comercialização de imóveis, dentre outras vertentes do mercado imobiliário.

Convoque uma assembleia para tomar a decisão

Depois de tudo decidido, como de praxe, deve-se convocar uma nova assembleia para a validação dos termos pela maioria. Qualquer decisão que afete o coletivo, dentro do contexto de um condomínio, deve ser discutida e votada pelos moradores do empreendimento.

Como contratar uma administradora para o seu condomínio?

Visto que, muitas vezes, o síndico encontra dificuldades em ter uma boa gestão dentro do seu condomínio, a contratação de uma empresa especializada na administração é essencial. Contratar uma administradora de condomínio, muitas vezes, é a melhor solução para simplificar e tornar a rotina do síndico mais fácil.

Por isso, se o seu condomínio optar por ter esse tipo de serviço, é fundamental contar com uma administradora de condomínios que seja profissional e capacitada para atender a todos os quesitos técnicos, legais e administrativos.

Como você pode perceber neste artigo, administradoras de condomínios reúnem uma série de soluções para as mais diversas necessidades administrativas do empreendimento em um único lugar. Além de garantir a segurança dos moradores e colaboradores, esse tipo de serviço reduz a burocracia nos processos e facilita o trabalho do síndico.

Quer saber como usufruir dos benefícios que uma administradora de condomínios pode oferecer para facilitar o seu trabalho e garantir a qualidade de vida dos moradores? Então entre em contato com a equipe da Guarida para que possamos apresentar as melhores soluções do mercado imobiliário!

Posts relacionados

Deixe um comentário