fbpx
9 dicas para mudar móveis de lugar e conquistar mais espaço no apê 9 dicas para mudar móveis de lugar e conquistar mais espaço no apê

9 dicas para mudar móveis de lugar e conquistar mais espaço no apê

6 minutos para ler

Vale muito a pena mudar móveis de lugar na decoração, pois isso ajuda a conquistar mais espaço e aproveitá-los melhor. Ao trocar a localização de um móvel, você já consegue deixar o ambiente mais confortável e agradável, mas é necessário ter alguns cuidados no momento de realizar essa mudança dentro de casa.

Além disso, saiba que trocar um único item de lugar já é capaz de proporcionar uma percepção muito diferente do ambiente. No momento de fazer as alterações, é fundamental manter a praticidade e a funcionalidade dos móveis. Por essa razão, continue a leitura e conheça 9 dicas para mudar móveis de lugar e conquistar mais espaço no seu apê!

1. Planeje previamente

Na hora de mudar os móveis de lugar, é válido fazer um planejamento antes. Sendo assim, no primeiro momento, é necessário tirar as medidas de todos os cômodos que passarão por alterações. Não importa se você pretende somente mudar a disposição das peças do quarto ou alterar a posição de todos os móveis do apê, é essencial utilizar a fita métrica.

Durante o processo de medição, é preciso registrar os resultados em um papel. Marque os pontos onde começam e finalizam as aberturas, como janelas e portas. Com essas informações, você já consegue saber a área total do seu apê e onde consegue inserir algum móvel.

2. Coloque o aparador atrás do sofá

Uma boa maneira de otimizar o espaço dentro do apartamento é inserir um aparador fino na parte de trás do sofá e utilizá-lo para apoiar livros, copos, luminárias, entre outros itens de decoração. Dessa maneira, você pode tirar as mesas laterais e de centro e, assim, ganhar mais espaço no apartamento.

3. Faça testes

As pessoas, muitas vezes, não ficam satisfeitas com a primeira disposição dos móveis — mas não é necessário se preocupar. Caso a peça não tenha agradado no local onde você deixou, tente novas possibilidades até encontrar a melhor solução para o seu gosto. Ao testar diferentes locais do apartamento, será possível deixá-lo no melhor local.

Para que você não fique empurrando o móvel, pode testá-lo em seu planejamento: veja em qual local ele fica melhor. Assim, você não corre o risco de estragar as suas peças de decoração e nem precisa fazer muito esforço físico sem necessidade!

4. Desencoste os móveis da parede

A tendência de quem tem um apartamento pequeno é encostar todos os móveis na parede e deixar o máximo de espaço livre no centro. Mas nem sempre essa estratégia apresenta um efeito interessante, já que você acaba criando uma região inutilizada entre os armários, as mesas e as estantes.

Para evitar isso, é indicado buscar ocupar o ambiente de uma maneira inteligente. Dessa forma, é bom mudar os móveis de lugar para colocá-los de forma que fiquem alguns centímetros distantes das paredes e rodapés. Com esse tipo de arranjo, você terá a sensação de mais espaço no seu apê.

5. Aproxime os assentos

Após acabar com o aspecto de ambiente apertado, busque manter os assentos próximos. Dessa maneira, você consegue economizar espaço. Além do mais, é possível que você esconda os fios que ficam à mostra no apartamento.

6. Tire a mesa de centro

Se os moradores do seu apartamento são pessoas mais velhas, o recomendado é retirar a mesa do centro, afinal, não é válido desperdiçar espaço (e criar riscos de quedas) com uma mesa de centro tradicional. Para deixar o local mais agradável e ter mais espaço, utilize peças soltas, como mesinhas soltas e pufes.

7. Respeite as áreas de circulação

Para conseguir deixar o ambiente mais confortável e harmônico, é necessário que exista um equilíbrio entre os espaços livres e ocupados. Sendo assim, não ocupe as áreas de circulação quando decidir mudar os móveis de lugar. Afinal, os moradores do apê vão querer se movimentar com conforto.

Os corredores são os principais pontos de encontro entre os ambientes do apê, e eles precisam ter apenas 90 cm livres para a passagem — portanto, fique atento às aberturas. As portas e janelas precisam ficar desbloqueadas, sem móveis altos e robustos, já que isso atrapalha a passagem da luz, que é fundamental para conseguir amplitude.

Caso deseje, aproveite ainda para criar alguns pontos focais com quadros coloridos ao final de cada corredor da casa. Além disso, alguns elementos transparentes ajudam a transmitir uma sensação de amplitude, e o mesmo pode ser realizado com os espelhos. Usando estrategicamente, são meios que valorizam os cômodos de várias formas.

Você pode aplicar essa estratégia de espelhos também em algumas áreas específicas do apê, como os quartos. Os armários com portas espelhadas deixam o espaço mais sofisticado e, assim, proporcionam mais elegância para o ambiente. Os espelhos podem ser utilizados em todo ambiente ou apenas em detalhes. Você pode escolher a melhor opção de decoração.

8. Utilize cores claras

As pessoas têm a sensação de amplitude quando existe uma harmonia entre o piso e a parede do apartamento. Dessa maneira, é indicado adotar essa estratégia. Para isso, procure adotar tons similares para não quebrar o padrão. Com as superfícies claras, é possível distribuir melhor a iluminação dos cômodos.

9. Aposte em eletrodomésticos multifuncionais

É válido falar sobre os eletrodomésticos multifuncionais. Eles são ótimos itens para compor o apartamento, já que ocupam menos espaço e fazem com que todo o ambiente seja melhor utilizado pelos moradores. Afinal, esses eletrodomésticos, além de serem uma opção mais econômica, otimizam os espaços.

Você pode comprar fornos de embutir, cooktops, máquinas de lavar roupas com secadora, entre outras opções. Com esses itens, você conseguirá ganhar mais espaço no apartamento — basta colocá-los no local certo.

Por meio destas dicas, você consegue mudar móveis de lugar e, dessa maneira, conquistar mais espaço no seu apê. Além disso, também pode buscar inspirações em sites que falam sobre decoração. No site da Guarida, por exemplo, você encontra ótimas dicas para decorar um apartamento pequeno.

Hoje em dia, as pessoas buscam ambientes confortáveis para morar. Para ganhar mais espaço, basta colocar os móveis em locais que deixam o espaço mais otimizado e aproveitar o seu lar doce lar!

Gostou do nosso post? Então, aproveite para conferir 5 dicas de decoração para apartamentos pequenos!

Posts relacionados

Deixe um comentário