A redução de despesas em condomínios é uma medida importante para manter as contas em ordem e garantir a saúde financeira do empreendimento. Quando os custos são altos, os condôminos podem enfrentar dificuldades para arcar com suas despesas mensais, o que tende a comprometer a regularidade dos serviços de manutenção periódica do patrimônio.
Por todos esses fatores, a gestão de despesas figura na lista dos principais deveres do síndico. Trata-se de algo fundamental para conservar a infraestrutura e a sustentabilidade financeira do condomínio, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos condôminos.
Se você foi eleito em assembleia para gerir o condomínio, ou já é um síndico profissional, você está no lugar certo. Continue com a gente e descubra, a seguir, 5 dicas de como reduzir os gastos, equilibrar o orçamento e ter dinheiro suficiente em caixa para atender às demandas necessárias. Boa leitura!
1. Conheça as contas do condomínio
Como síndico, é fundamental que você esteja a par dos detalhes de todas as contas do condomínio, a fim de assegurar uma gestão financeira eficiente e transparente. Na prática, isso aponta para a necessidade de entender as receitas e despesas, identificar os principais gastos e buscar formas de reduzir custos.
Além disso, você também precisa ter um controle rigoroso das contas a pagar e a receber, com o intuito de evitar atrasos e inadimplências. Ao conhecer as contas do condomínio, o síndico pode tomar decisões estratégicas, como questionar em assembleia a necessidade de reparos para valorização do condomínio, se necessário.
Outro ponto importante é a transparência. Uma vez que apresenta relatórios claros e objetivos para os condôminos, você gera confiança e credibilidade, além de incentivar a participação dos moradores na administração do condomínio.
2. Planeje e organize
O planejamento e a organização são igualmente determinantes para o sucesso da gestão de custos do condomínio. No primeiro aspecto, planejar permite que o síndico e os demais membros da administração tenham uma visão ampla das despesas ao longo de um período, o que facilita a definição de metas e, principalmente, de certas prioridades.
Com um planejamento adequado, é possível:
- prever gastos;
- elaborar um orçamento realista;
- reservar recursos financeiros suficientes para arcar com as despesas previstas.
Além disso, um planejamento eficiente favorece a tomada de decisões certeiras, evitando desperdícios e gastos desnecessários.
Ao mesmo tempo, a organização possibilita que as informações financeiras sejam registradas e armazenadas de forma precisa. Dessa maneira, é possível manter um controle mais efetivo das finanças do condomínio e identificar possíveis erros ou fraudes.
3. Controle a folha de pagamento
Considerada um dos itens mais delicados ligados à administração das finanças de um condomínio, a folha de pagamento contempla, entre outros:
- salários dos funcionários;
- encargos trabalhistas, como INSS e FGTS;
- horas extras.
Há, ainda, outras obrigações que, somadas, comprometem uma parcela significativa do orçamento do condomínio. Logo, o controle apropriado da folha de pagamentos é essencial para evitar gastos excessivos e garantir que as destinações iniciais do dinheiro em caixa sejam respeitadas.
No mesmo sentido, cabe ainda analisar os cargos e as funções dos colaboradores, a fim de confirmar se os salários praticados correspondem às normas trabalhistas e com a realidade do mercado. Esse trabalho ajuda muito na hora de se adequar ao atual cenário.
4. Reduza o valor das faturas de água e luz
Os valores das contas de água e luz são dois dos principais itens que mais pesam na administração condominial. Além de liberar recursos para outras atividades, a redução do consumo de água e energia elétrica também representa uma atitude responsável e sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
No caso da conta de água, as medidas que podem ser tomadas para diminuir o consumo são:
- instalação de torneiras com fechamento automático;
- troca de descargas por modelos econômicos;
- verificação e correção de eventuais vazamentos;
- conscientização dos moradores voltada ao uso moderado e responsável do recurso.
Já a diminuição da conta de energia elétrica depende destas ações:
- utilização de sensores de presença para iluminação de áreas comuns;
- substituição de equipamentos por modelos mais modernos e eficientes;
- instalação de lâmpadas LED, que são mais econômicas;
- conscientização dos condôminos para o uso racional de eletricidade.
Além disso, é possível investir em energia fotovoltaica, contando com soluções financeiras para realização da instalação. Após isso, o retorno sobre o investimento é visualizado mês após mês na conta de luz.
5. Invista em manutenção preventiva
Outro aspecto relevante para a redução de despesas em condomínios é o investimento em manutenção preventiva. Essa estratégia é decisiva para o pleno controle das despesas, pois auxilia na identificação de problemas em sua fase inicial, ou seja, antes que eles se tornem graves e onerosos para o caixa. Afinal, você deixa de recorrer a reparos emergenciais a todo o momento.
Por meio da inspeção predial e de equipamentos que compõem a infraestrutura do condomínio, é possível aumentar a vida útil do conjunto, livrando-se de gastos com substituição ou concertos prematuros. Na prática, a precaução reduz as chances de falhas que geram sensação de insegurança ou desconforto nos moradores do condomínio, como lâmpadas queimadas ou elevadores com constantes interrupções de funcionamento.
Essas são nossas 5 dicas para amenizar o total de gastos do seu condomínio. Para dar conta de colocá-las em prática, lembre-se também de usar a tecnologia como aliada do controle financeiro. Com ferramentas adequadas e modernas, você diminui o tempo consumido com tarefas manuais e minimiza erros.
Além disso, o uso da tecnologia também contribui para a automatização de tarefas financeiras, como emissão de boletos, controle de pagamentos e gestão de fluxo de caixa. De maneira geral, todos os pontos que mencionamos, desde o planejamento à manutenção preventiva, são facilitados pela adesão a recursos tecnológicos. Até a prestação de contas fica mais ágil.
Afinal, é bem mais tranquilo acompanhar as etapas das ações necessárias para promover a redução de despesas em condomínios. Agora, tudo o que você precisa é customizar nossas orientações, deixando-as alinhadas às suas atuais necessidades de gerenciamento. Em poucos meses, é provável que você já comece a ver o resultado de cada uma dessas ações.
A Guarida pode lhe ajudar de diferentes formas para essa resolução e para saber mais basta clicar aqui e conhecer as nossas soluções financeiras. Entre agora em contato com a Guarida e conheça nossas soluções para gestão de condomínios!