Morar em um condomínio traz diversas vantagens como comodidade, segurança e conforto, porém é preciso saber conviver harmoniosamente com a vizinhança. Além disso, no que se refere à parte de lazer, é preciso compreender algumas orientações; é o caso de regras para uso da piscina, afinal, esse recurso é de uso coletivo.
Em dias mais ensolarados, aproveitar a piscina é um programa perfeito para os condôminos. Em contrapartida, é preciso obedecer a todas as normas de segurança daquele espaço, afinal, mesmo que seja um local de diversão e descontração é preciso ter prudência e zelo a fim de evitar acidentes ou outros problemas.
Está gostando do conteúdo apresentado? Então, continue a sua leitura e fique por dentro de mais novidades!
Qual a importância da criação de normas para o uso de piscinas nos condomínios?
O fato de muitas pessoas dividirem a mesma área de lazer pode se tornar um grande problema caso não haja regras para serem seguidas. Nesse sentido, é importante orientar os moradores sobre alguns pontos, por exemplo, evitar de fazer brincadeiras violentas e inseguras na piscina, não dar saltos que possam molhar os vizinhos que estão por perto etc.
É válido frisar que a Associação Brasileira de Normas Técnicas ( ABNT) estabeleceu algumas regras para o uso de piscinas instaladas no Brasil. Essas normas incluem fabricação, instalação e funcionamento. Isso foi criado com o intuito de gerar maior segurança e conforto aos usuários.
Como criar as regras sobre o uso de piscinas nos condomínios?
As normas e orientações quanto ao uso da piscina devem ser definidas pelo próprio condomínio a fim de zelar pela segurança e qualidade de vida dos seus moradores. As regras são estipuladas por meio de reuniões e votações em assembleia, assim, cada participante poderá dar a sua opinião sobre o que ficar decidido. Listamos abaixo algumas das regras que devem ser impostas pelo síndico, leia com atenção!
Segurança e limpeza
É preciso criar um regulamento e este precisa estar fixado na área de lazer com todas as normas de convivência naquele lugar. Além disso, é preciso conter informações como horário de funcionamento e limpeza, caso algum morador venha a desrespeitar o que foi solicitado, é possível a aplicação de multas ou punição.
Consumo de bebidas e alimentos
É comum muitas pessoas levarem garrafas de vidro para as beiradas das piscinas ou até mesmo fazer o consumo dentro da água. Porém, em condomínio não é uma atitude tolerável, afinal, por ser objetos cortantes pode contribuir para acidentes. Além disso, fazer o consumo de alimento também não é o ideal, haja vista que essa área de lazer precisa estar limpa para que outros moradores também possam usufruir dela.
Visitantes
Durante a formulação das regras, o síndico juntamente com os condôminos deve decidir se pode ou não haver a liberação para uso de visitantes. Caso seja criado um acordo de liberação, deve-se escolher um dia da semana para o uso de visitantes a fim de que isso não prejudique os moradores, visto que eles que são prioridades.
Por fim, agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de regras para uso da piscina, tente aplicá-las em seu condomínio e mantenha a ordem e o respeito entre os condôminos, afinal, é preciso que eles saibam obedecer às normas para o bom convívio social.
Gostou do conteúdo acima? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais novidades acerca desse tema!