melhor época para comprar imóvel melhor época para comprar imóvel

Qual a melhor época para comprar imóvel? Venha descobrir!

6 minutos para ler

Comprar um imóvel é o sonho de muitas pessoas, mas é necessário planejamento durante o processo. Afinal, adquirir uma casa ou apartamento envolve uma grande quantia em dinheiro. Sendo assim, é preciso ficar atento às oportunidades que surgirem.

Saiba que o valor do imóvel depende de um conjunto de variáveis. Para que a aquisição não ocasione prejuízos, é fundamental ter uma visão ampla do mercado e acompanhar os indicadores certos para conseguir comprar o bem desejado.

Pensando nisso, neste texto, vamos explicar se há uma melhor época para comprar imóvel e mostrar o que você deve observar para fazer uma excelente aquisição! Continue a leitura e confira!

Período do ano

O mês do ano pode interferir de forma significativa no valor final do imóvel. Normalmente, no início do ano, é necessário pagar o IPTU. Esse imposto pode apresentar um valor um pouco alto, principalmente nas casas mais caras. Todo mundo deseja se livrar dessa despesa. Então, é recomendado comprar uma casa após o período de pagamento desse imposto. Assim, você não corre o risco de gastar mais.

Aquecimento do mercado de trabalho

Quanto mais oportunidades de trabalho, mais pessoas são empregadas, mais dinheiro entra nas famílias e mais elas consomem. Isso pode ser muito bom para quem deseja adquirir um imóvel.

Quando a oferta de imóveis aumenta, o preço se torna competitivo, visto que quem não fechar com um cliente pode perder sua compra para uma empresa concorrente. Entretanto, isso não significa que o valor será reduzido pela metade, mas descontos podem ser oferecidos, e o pagamento pode ser facilitado.

 Juros e taxa Selic

A taxa Selic corresponde à taxa básica de juros no país, ela é aplicada nas transações entre bancos para financiar operações com duração diária, com lastro de títulos públicos da federação. Essa taxa interfere nos juros cobrados em todas as operações realizadas no crédito, como empréstimo, aquisição de cartão de crédito e financiamentos imobiliários.

É preciso salientar que a taxa Selic está no valor mais baixo da história, sendo que ela pode reduzir ainda mais. Logo, isso é ótimo para o mercado imobiliário, pois assim você consegue comprar um imóvel com ótimas oportunidades de pagamento. Saiba que qualquer redução na taxa de juros de um imóvel pode representar uma ótima diferença no valor final.

Vida financeira

Para conseguir aproveitar as boas oportunidades do mercado, é essencial estar com a vida financeira bem organizada. Isso não quer dizer que é preciso ter o valor para comprar o imóvel à vista, mas é primordial conhecer sua condição econômica e ter uma reserva de dinheiro.

Mesmo que você deseje fazer um financiamento, a compra de uma propriedade envolve muitos gastos, por exemplo, o valor da entrada do imóvel, o pagamento de diversos documentos e a compra de móveis. Logo, é necessário economizar para adquirir a casa com tranquilidade e sem se enrolar com as dívidas.

Situação profissional e pessoal

Muitas pessoas desejam ter a casa própria, mas esse investimento é elevado e, assim, precisa ser bem analisado. Por essa razão, antes de estabelecer a melhor época de realizar a compra, é fundamental que você reflita a respeito de sua vida pessoal e profissional.

Para passar pelo processo, é preciso ter estabilidade profissional, pois a compra pode afetar o orçamento do indivíduo por muito tempo. Além do mais, avalie sua necessidade pessoal. Caso você deseje residir com outros familiares, o assunto precisa ser debatido e decidido com todos os envolvidos. Essa reflexão também é primordial para estabelecer o tamanho, o valor e a localização do imóvel. Assim, você consegue evitar possíveis contratempos com as pessoas que vão morar no local e possíveis problemas financeiros nos próximos meses. Por isso, busque saber a respeito das oportunidades proporcionadas.

Movimento do mercado

Antes de comprar o imóvel, é necessário pesquisar o mercado e procurar o financiamento imobiliário mais vantajoso, com as melhores oportunidades de juros. É necessário realizar uma boa pesquisa para fazer a escolha correta.

Nesse cenário, saiba que as imobiliárias encontram a taxa mais vantajosa baseada no perfil financeiro do cliente, o papel dele é fazer a pesquisa da casa ou apartamento. É essencial buscar um empreendimento que consiga satisfazer as suas reais necessidades.

Financiamento de imóveis

O financiamento imobiliário é uma das formas mais acessíveis de adquirir a casa desejada. Ele apresenta taxas vantajosas, prazos longos e o pagamento é facilitado. Para realizar um financiamento, é necessário passar por um processo de aprovação junto ao banco, que se inicia com a simulação de empréstimo realizada por uma organização financeira. Ele usa os dados de renda do cliente, o valor do imóvel e as taxas de juros, e é possível saber o valor aproximado da parcela que poderá ser paga.

Geralmente, essa simulação é realizada em mais de uma empresa financeira. Após essa fase, são demonstradas as chances de financiamento do comprador, que decide se aceita ou não alguma delas. Após decidir o financiamento, o cliente precisará de um conjunto de documentos, além de comprovar a sua renda por meio da papelada solicitada pelo banco.

Como vimos, é preciso analisar a melhor época para comprar imóvel e as condições ideais. Destacamos que não é nada satisfatório comprar um bem desse tipo sem avaliar as taxas de juros ofertadas pelo banco. As taxas geradas pelo mercado afetam de forma significativa o valor final do imóvel.

Por fim, saiba que, hoje em dia, o mercado está em constante mudança, com isso, as oportunidades podem se transformar. Assim, é essencial buscar uma imobiliária que consiga ajudá-lo de maneira eficiente durante esse processo. Dessa forma, você consegue realizar uma aquisição de maneira satisfatória.

Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco para saber mais a respeito do assunto e entender como podemos auxiliar você!

Posts relacionados

Deixe um comentário