Ter um imóvel para chamar de seu é o sonho de muitas pessoas. Essa conquista fica mais próxima da realidade se acionar o fundo de garantia. Os investimentos em imóveis acumularam alta média de 15,3% ao ano, segundo a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), na última década. No entanto, você sabe como usar o FGTS para comprar um imóvel?
Siga com a leitura do post e aprenda como fazer seu dinheiro render mais do que quando fica parado na conta!
Quais são as vantagens de usar o FGTS para comprar um imóvel?
O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma espécie de poupança do trabalhador brasileiro, onde o dinheiro é depositado mensalmente. O problema é que ele rende menos que a caderneta de poupança.
Por causa disso, mesmo no momento de crise atual que o Brasil enfrenta, os especialistas recomendam o saque do fundo para investimento em imóveis. É ótimo se tiver um valor alto para sacar. Talvez possa comprar a casa ou o apartamento à vista. Assim, é possível negociar o preço e conseguir um desconto.
Se o valor não for tão alto quanto a hipótese anterior, tudo bem também! Junte o valor do fundo com a sua poupança pessoal. Desse modo, você consegue aumentar a quantia que vai dar de entrada para comprar a propriedade. Como consequência, o valor restante financiado será menor.
O valor do FGTS também pode ser usado para amortizar o saldo devedor. Ou seja, o pagamento das parcelas é antecipado. Com isso, a quantidade de meses para pagamento é reduzida e ainda vai diminuir os juros. Sabe o que isso significa? O investimento que você fez foi correto. Não deixe o dinheiro escorrer pelas suas mãos ao pagar juros altos para comprar a casa.
Quais são as regras e condições para o saque?
Pré-requisitos para o comprador
- possuir idade mínima de 18 anos;
- ter trabalhado sob o regime CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e contribuído para o FGTS por, no mínimo, 3 anos, que podem ser consecutivos ou não (as contribuições não precisam ser todas da mesma empresa);
- o comprador não pode ter financiamento ativo no SFH (Sistema de Financiamento Habitacional) — esse sistema é nacional, então todo território brasileiro será pesquisado;
- não pode ser dono de qualquer imóvel (área, lote, casa, apartamento etc.) no município onde mora, nem nas cidades da região metropolitana a ela;
- deve morar ou trabalhar na cidade onde se encontra o imóvel de interesse.
Condições para o imóvel desejado
- o valor do imóvel deve ser menor que R$1,5 milhões, porém essa quantia varia de acordo com o município — além disso, ela sofre diversas alterações, então verifique o valor em data mais próxima à compra;
- a finalidade do imóvel deve ser residencial e ele estar localizado em área urbana — o FGTS não é sacado para comprar imóveis comerciais;
- a casa ou o apartamento será usado pelo titular como moradia;
- nos três anos anteriores da atual compra, o fundo de garantia não pode fazer parte da aquisição do imóvel.
Documentos solicitados para a compra
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- carteira de identidade, CPF e certidão de nascimento ou casamento;
- a última declaração do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física);
- comprovante de residência;
- extrato do FGTS e o último contracheque;
- certidão de matrícula e recibo de quitação do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) da propriedade desejada.
Em quais casos o FGTS não é utilizado?
O fundo não é usado para comprar imóveis com fins comerciais, também não saca o FGTS para reformar ou ampliar imóveis próprios. Da mesma forma, não está autorizada a compra de terrenos sem construção, nem de materiais para construção com o dinheiro do saque.
É vedado comprar imóveis para parentes ou dependentes com o FGTS. Da mesma forma, o saque não é usado para pagamento de taxas de cartório ou de transferência do imóvel.
O que fazer para usar o FGTS na compra do imóvel?
Agora que você já viu que pode usar seu fundo de garantia para comprar a casa tão sonhada, entenda o que fazer para conseguir a liberação do saque. O primeiro passo é verificar se você e o imóvel encaixam-se em todas as exigências já mostradas. Observe cada item atenciosamente.
A seguir, verifique o valor do seu FGTS. Pesquise também por contas inativas. Isso porque cada empresa cria uma conta nova. Ao pedir demissão o dinheiro do fundo fica retido nela por três anos.
A Caixa Econômica é o banco que gerencia as contas do FGTS. No entanto, não precisa ter uma conta corrente na instituição para realizar o saque. Procure o banco onde já possua uma conta que movimenta e informe que pretende comprar um imóvel usando o valor do fundo. Seu banco fornecerá todas as informações de que vai precisar.
Na sequência, reúna todos aqueles documentos que já citamos anteriormente. Não pode faltar nada, caso contrário, o banco não dará entrada ao seu pedido. Observe a validade de cada um e escolha os comprovantes mais recentes.
Verifique se o imóvel realmente atende a tudo o que necessita. Tenha atenção com relação aos corretores e imobiliárias onde vai comprar a propriedade. Pessoas com pouca experiência no ramo imobiliário, por vezes, são prejudicadas por vendedores desonestos.
O último passo é a vistoria do imóvel. A Caixa Econômica designa um engenheiro ou arquiteto para avaliar o bem. São verificadas todas as quitações da propriedade e se existem dívidas do atual dono. Depois, será estipulado o valor da sua futura residência.
Depois de tudo encaminhado, o saque é liberado. Vale a pena ressaltar que o dinheiro é depositado na conta do vendedor. Isso reduz fraudes e evita que a quantia seja usada para fins diferentes dos especificados para o saque do FGTS.
Como uma imobiliária pode ajudar no processo?
Todo o processo para sacar seu FGTS é simples, porém não é tão fácil. É necessário ter muita atenção, dedicar tempo e pagar pelos deslocamentos para resolver tudo.
O apoio de uma imobiliária confiável e parceira é importante para evitar desgastes dispensáveis. Os corretores fornecem informações precisas, solicitam e verificam seus documentos antes de enviar tudo ao banco.
Depois de contatar a imobiliária, você vai perceber que os procedimentos se tornam mais ágeis e práticos. Nós, da Guarida, estamos no mercado há muitos anos e contamos com uma equipe credenciada e preparada para resolver suas dificuldades.
É possível realizar o sonho da casa própria e garantir um futuro tranquilo para você e sua família. Opte por usar o FGTS para comprar um imóvel e deixar essa conquista mais próxima. Verifique todas as condições exigidas para realizar o saque e siga as instruções para fazê-lo com sucesso. Observe as credenciais do vendedor do imóvel, no caso do corretor. Peça ajuda a uma imobiliária de sua confiança para facilitar e agilizar todo o processo.
Se ainda ficou alguma dúvida ou quer saber mais informações sobre assunto, entre em contato conosco. Estamos à disposição para ajudar você a viver melhor.