fbpx
Entenda se agora é o melhor momento para você comprar um imóvel Entenda se agora é o melhor momento para você comprar um imóvel

Entenda se agora é o melhor momento para você comprar um imóvel

6 minutos para ler

É fato que, antes de adquirir algum imóvel, é preciso considerar alguns fatores para que a compra seja feita de maneira segura e rentável. Por isso, apesar de o sonho da casa própria ser uma pauta de muitos brasileiros, é necessário estudar as condições financeiras, o tamanho da residência e o seu local.

Diante disso, o melhor momento para comprar imóvel, residencial ou comercial, é após um estudo aprofundado sobre os pontos positivos e negativos dessa aquisição.

Além disso, se o cenário econômico for favorável e houver uma diminuição nas taxas de juros do país, a experiência da compra será bem mais proveitosa e satisfatória.

Interessou-se no conteúdo? Prossiga e fique por dentro de mais novidades do setor imobiliário. Boa leitura!

Como a economia interfere na hora da compra?

É importante salientar que a economia do país interfere de maneira direta na compra de imóveis. Isso porque o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a taxa de inflação do Brasil são fatores que atingem significativamente o setor imobiliário.

Nessa perspectiva, nos últimos anos, devido à pandemia do novo coronavírus, o setor financeiro do país foi fortemente abalado. Por isso, algumas construtoras tiveram um grande aumento em seus estoques, e muitas pessoas deixaram seu imóvel à venda com o intuito de aumentar a liquidez do seu patrimônio.

Dessa forma, a junção desses determinantes citados é uma boa alternativa para as pessoas que buscam comprar algum imóvel. Afinal, os preços diminuíram um pouco, o que faz com que os compradores que optarem pela compra no momento façam um bom negócio.

Por que é importante pesquisar sobre os imóveis?

É visível que, no momento em que o indivíduo decide adquirir algum bem, seja uma casa, seja um apartamento ou um loteamento, a sensação de insegurança e medo é recorrente.

Então, um dos primeiros passos que você precisa tomar antes de tomar alguma decisão é pesquisar os imóveis e a localização, assim como tentar encontrar aquele que melhor se enquadra no seu orçamento e estilo de vida.

Nesse sentido, é importante que o futuro comprador crie um perfil de imóvel que almeja e pesquise o máximo de informações possíveis, como o valor, se o bairro onde ele se encontra é bem estruturado e se a cidade é bem desenvolvida. Logo, ações como essas o ajudarão a encontrar a casa que tanto sonha.

Como se organizar para comprar um imóvel?

Em primeiro lugar, é importante que você estude a sua condição financeira antes de fazer esse investimento, a fim de planejar de forma organizada essa compra. Afinal, não é aconselhável entrar em uma dívida no momento em que a vida econômica está um caos.

Nesse sentido, caso você utilize o sistema de financiamento, é preciso atentar a alguns requisitos. O primeiro deles é saber que, nesse tipo de negociação, paga-se certa quantia mensalmente durante, aproximadamente, 20 anos, para quitá-la totalmente.

Logo, durante esse período, o orçamento dos membros da família ficará comprometido, sendo necessário, por esse motivo, ponderar outros gastos e focar no pagamento da casa.

Qual é a importância de saber o momento que você se encontra na vida antes de comprar um imóvel?

Essa pauta é muito relevante e precisa ser debatida para que o ato da compra seja satisfatório e ponderado. Diante disso, o interessado deve avaliar a sua vida em conjunto: os lados profissional, emocional e psíquico.

Logo, é preciso que você tenha consciência e cautela para determinar o momento certo para assumir esse compromisso, afinal, tudo o que envolve muito capital é algo que precisa ser bem estruturado.

Nesse contexto, outro ponto que precisa ser considerado é se o seu emprego é relativamente estável. Avalie se, nos próximos 10 anos, você continuará gostando do bairro e da cidade onde seu imóvel se encontra, dentre outros fatores.

Portanto, é preciso que você avalie a sua vida e se certifique sobre os pontos positivos dessa aquisição no momento. Afinal, esse investimento será um gasto que afetará diversas áreas da sua vida e, por isso, precisa ser uma decisão bem pensada.

Quando é a hora certa de começar a investir em imóveis?

A primeira coisa que você precisa pensar antes de adquirir um bem é de que forma você conseguirá pagar essa dívida: à vista, de forma parcelada ou se participará de algum consórcio.

É perceptível que boa parte dos brasileiros opta por financiamentos ou consórcios, afinal, não dispõe de um capital acumulado para pagar de forma integral no momento da compra.

Nesse sentido, uma boa hora de começar a investir em imóveis é quando o comprador faz os seus cálculos e percebe que o seu orçamento condiz com a taxa cobrada mensalmente.

Assim, na modalidade de consórcio, um grupo seleto de pessoas paga, durante certo período, valores estipulados com a intenção de, quando for contemplado, reunir o dinheiro acumulado e adquirir a tão sonhada casa própria.

Dessa forma, é fato que o mercado imobiliário oferece ótimas oportunidades e orientações aos seus clientes, porém cabe a você decidir qual caminho seguir.

Desse modo, um dos conselhos dados por essa agência é quanto à valorização do imóvel, pois a expectativa de valorização do terreno cresce de forma exponencial, fazendo com que, em alguns anos, o patrimônio comprado seja bem mais valioso.

O que é preciso avaliar no período da construção do seu patrimônio?

É de fundamental importância que você, como futuro comprador, monitore a obra de construção da sua residência e certifique se a construtora está trabalhando de forma correta e honesta.

Essa avaliação é feita por meio da análise da qualidade na construção civil, como o conforto térmico e acústico, a segurança e a iluminação. Assim, a chance de esse imóvel apresentar danos no futuro serão bem menores.

Diante disso, você precisa reivindicar os seus direitos e pedir à construtora e imobiliária transparência e responsabilidade em sua construção, afinal, a casa em questão precisa ser feita conforme as exigências e particularidades do cliente.

Portanto, na hora de escolher o melhor momento para comprar imóvel, peça auxílio de uma empresa que está há anos no mercado e oferece serviço de qualidade aos seus clientes.

Nessa ótica, a equipe Guarida conta com profissionais qualificados, que ajudarão os clientes a investirem em bons imóveis, fazendo com que a experiência da compra se torne única e satisfatória ao comprador.

Gostou do post? Então, aproveite para entrar em contato conosco e ficar por dentro de mais novidades do setor imobiliário.

Posts relacionados

Deixe um comentário