fbpx
financiar imovel em outra cidade financiar imovel em outra cidade

Financiar imóvel em outra cidade é possível? Entenda

6 minutos para ler

Financiar imóvel em outra cidade é um desejo de muitas pessoas, mas será que é possível? Muitos compradores costumam ficar com dúvida se podem fazer um financiamento de um apartamento ou de uma casa em uma localidade diferente da que mora.

Para ajudar você nessa questão, confira, logo abaixo, se existem impedimentos para realizar esse sonho, bem como veja sobre a importância do financiamento, quais os documentos necessários e os benefícios que ele pode oferecer.

Qual a importância de um financiamento?

Antes de tudo, comprar a casa própria é um sonho de praticamente todas as pessoas. Porém, é algo que demanda um grande investimento, o que acaba tornando essa conquista um pouco mais difícil.

Para resolver isso é que existe o financiamento. Ele tem enorme importância no planejamento da compra de um imóvel, pois é uma excelente alternativa para você adquirir sua casa própria e poder realizar o sonho de morar em um imóvel seu ou até mesmo de alugá-lo e ter mais uma fonte de renda.

Sendo assim, o financiamento cumpre o papel de permitir que você invista no seu futuro e garanta uma boa moradia, sem precisar ter todo o dinheiro disponível no momento da compra.

É possível financiar imóvel em outra cidade?

Além do que foi dito acima, é comum existir dúvida sobre se você pode ou não financiar imóvel em outra cidade. Seja para ter um imóvel para passar férias, para um filho morar enquanto estuda em outra região ou até mesmo para alugar, financiar um imóvel em outra cidade pode estar nos seus planos.

Se esse é o caso, saiba que é possível, sim, adquirir um imóvel por meio de financiamento em qualquer outra cidade, inclusive em outro estado. Portanto, não há impedimentos para que o processo de financiamento aconteça em um município diferente daquele em que você mora e trabalha.

Para fazer isso, você deve procurar uma instituição financeira, o que pode acontecer tanto na sua cidade ou na cidade em que pretende adquirir o imóvel. Depois, os trâmites são exatamente os mesmos do financiamento na localidade em que a pessoa mora.

Quais são os documentos necessários?

Alguns documentos são necessários para que a financeira realize o trâmite e avalie a solicitação. Os principais são:

  • CPF;
  • RG;
  • comprovante de endereço;
  • comprovante de renda;
  • declaração de Imposto de Renda.

Além disso, também é necessário apresentar documentos do cônjuge, caso você seja casado, e, posteriormente, documentos referentes ao imóvel desejado, como a matrícula obtida no cartório de registro de imóveis da cidade em que está localizado o bem.

Ademais, para comprovação de renda, podem ser utilizados diferentes documentos, como o DECORE, pró-labore, holerite e demais meios de demonstrar quanto você recebe por mês pelo trabalho que realiza.

Inclusive, se você for casado, a renda avaliada é a familiar. Com isso, as chances de obter o financiamento se tornam ainda maiores, pois o poder aquisitivo é mais amplo.

Quais são os benefícios de optar pelo financiamento?

Depois de descobrir que é possível financiar imóvel em outra cidade, bem como saber os principais documentos exigidos pelas instituições financeiras para dar entrada no pedido, estar por dentro dos benefícios de contar com um financiamento também é essencial.

Nesse sentido, você vai poder conferir os mais relevantes a partir de agora.

Realizar o sonho da casa própria

Um dos principais benefícios de optar pelo apoio de um financiamento no momento da compra de um imóvel é conseguir realizar o sonho da casa própria. Infelizmente, boa parte da população brasileira não dispõe de meios próprios para adquirir um imóvel. Com isso, uma das alternativas mais viáveis é optar pelo financiamento.

Sair do aluguel

Outro grande benefício é sair do aluguel, pois com o imóvel financiado você passa a pagar as parcelas de um bem que é seu e que integra o seu próprio patrimônio. Com isso, aquele gasto mensal em aluguel, que não oferece retorno em longo prazo, não existe mais.

Além disso, você adquire a autonomia de realizar melhorias e reformas sem precisar de autorizações, bem como todo o dinheiro utilizado para deixar o local do jeito que sempre quis não é desperdiçado, pois seu imóvel será valorizado.

Realizar um investimento

Ademais, outro grande benefício de quem opta pelo financiamento de imóveis é a oportunidade de fazer um investimento. Se você for morar no imóvel ou alugá-lo, terá feito um bom negócio.

Futuramente, se você desejar vender, ele vai valer mais do que quando você comprou, principalmente se for bem cuidado e se ocorrerem melhorias ao longo do tempo. Isso porque a tendência do mercado imobiliário é a valorização dos imóveis.

Com isso, você pode vender depois de quitar ou até mesmo antes, pois basta que o comprador assuma as parcelas restantes e entre no financiamento no seu lugar.

Ter um imóvel para passar as férias

No caso de você financiar um imóvel em outra cidade e ele for para a finalidade de passar férias, como acontece em cidades praianas, uma das principais vantagens é a economia na viagem.

Um dos maiores custos das viagens é sempre a hospedagem. No entanto, com seu próprio imóvel, esse gasto não existe. Ainda, nos demais períodos do ano, você pode colocar o imóvel para locação e obter renda.

Dessa forma, financiar imóvel em outra cidade é possível e viável, bem como a tramitação é a mesma que existiria se o bem estivesse localizado no município em que você mora atualmente.

Portanto, é algo comum de acontecer e que possibilita que você tenha maior liberdade de escolha, pois pode eleger a cidade e o bairro que deseja, sem precisar se ater à região em que reside.

Além disso, os benefícios de financiar imóvel em outra cidade são os mais diversos, seja por ter um investimento em algo seu ou para fugir do aluguel. Contar com esse recurso permite a realização de um sonho que pode tornar sua vida muito mais confortável e estável.

Deseja saber mais detalhes sobre como financiar um imóvel? Entre em contato conosco agora mesmo e obtenha todas as informações necessárias!

Posts relacionados

Deixe um comentário