fbpx

Calor em Porto Alegre: 7 melhores dicas para se refrescar

4 minutos

Os efeitos das mudanças climáticas têm se tornado cada vez mais evidentes ao redor do mundo, inclusive no Brasil. As ondas de calor ao longo de todo o ano são um bom exemplo disso. Nesse cenário, é importante conhecer algumas dicas para enfrentar os dias de intenso calor em Porto Alegre.

Em dezembro de 2023, a capital gaúcha chegou a registrar 38,4°C, a segunda temperatura mais alta do ano, ficando atrás apenas dos 38,8°C registrados em fevereiro. Em momentos como esses, saber o que fazer para se refrescar chega a ser uma questão de saúde, já que o calor extremo é bastante prejudicial.

Por isso, este post traz algumas dicas para quem precisa se refrescar em Porto Alegre, além de outras informações sobre como as ondas de calor podem afetar o seu bem-estar. Acompanhe!

Como aliviar o calor em Porto Alegre?

Felizmente, Porto Alegre oferece uma série de opções para ajudar a passar pelos dias de calor intenso sem tanto desconforto. Confira 7 dicas!

1. Tome sorvete ao ar livre

Tomar um sorvete bem gelado pode parecer apenas uma dica de verão simples, mas vale para o ano inteiro e realmente ajuda a refrescar o corpo em meio ao calor. Uma boa ideia é aproveitar para fazer isso ao ar livre, em um ambiente arejado, que ameniza ainda mais a temperatura.

Porém, se você estiver em um dia cheio e não puder sair de casa, pode simplesmente comprar o sorvete no supermercado para tomar quando quiser ou até pedir por delivery. Também vale a pena explorar outras opções refrescantes, como açaí, picolé e milk-shake.

2. Relaxe nas praias da Zona Sul

Passar algumas horas nas praias da Zona Sul é mais uma sugestão de como aliviar a sensação de calor em Porto Alegre. A Praia do Leblon e a Praia do Veludo, por exemplo, têm águas próprias para banho que você pode aproveitar para se refrescar.

Assim, essas praias de água doce são ótimas opções nos dias quentes, especialmente para quem não pode deixar a cidade por um lazer nas praias do litoral do estado. Dá para curtir o frescor da água sem precisar ir muito longe.

3. Visite a orla

Mesmo que você não tenha muitas horas vagas para ficar na água, é interessante visitar a orla para uma boa caminhada ao ar livre, tomando uma água de coco para ajudar a hidratar, ou até mesmo andar de bicicleta. Sentir o vento no rosto ajuda bastante a relaxar nos momentos em que o calor em Porto Alegre começa a incomodar.

A Orla de Ipanema, por exemplo, oferece uma bela vista do rio e arborização que melhora o clima e garante momentos agradáveis. Por isso, essa é uma boa alternativa para se refrescar mais um pouco nos dias quentes.

4. Visite o Parque da Redenção

O Parque da Redenção, como é mais conhecido o Parque Farroupilha, é outro destino ideal para quem quer se refrescar no calor em Porto Alegre. Lá, você encontra extensas áreas verdes que contribuem para um clima mais ameno, além de lagos que também deixam o ambiente mais fresco.

O local ainda disponibiliza várias opções de lazer para aproveitar o dia com a família. Tem playground para as crianças, pedalinhos, feira de antiguidades e, a depender do dia, até apresentações musicais e teatrais.

5. Busque as áreas verdes

Por falar em áreas verdes, frequentar esse tipo de ambiente é uma dica que merece ser reforçada. No calor em Porto Alegre ou em qualquer outra localidade, ficar em ambientes muito fechados ajuda a piorar a sensação térmica. Quanto mais arejado for o local, melhor você vai se sentir, mesmo com as altas temperaturas.

Então, tente frequentar parques, faça caminhadas em praças com muitas plantas e visite clubes arborizados. A ideia é fazer todo o possível para ficar mais perto da natureza e da sensação de bem-estar que ela oferece.

6. Aproveite a brisa do Lago Guaíba

Às margens do Lago Guaíba, você pode encontrar diversos pontos em que dá para apenas parar por um momento e aproveitar a brisa refrescante. Mais uma vez, essa é uma dica que você pode seguir mesmo que não esteja com tanto tempo livre para passar o dia em um parque ou na praia.

Depois de um dia de muito calor em Porto Alegre, sentar para ver o pôr do sol com a brisa no rosto vai ajudar a renovar as energias. A vista é tão deslumbrante que esse é um passeio considerado obrigatório, tanto para quem visita a cidade quanto para quem reside nela.

7. Aprecie a vista no Parque Morro do Osso

Outro lugar em Porto Alegre que oferece uma vista inigualável e muito frescor nos dias de calor é o Parque Morro do Osso, que é mais uma opção às margens do Guaíba. Por ser uma unidade de conservação, esse é um ambiente que permite bastante contato com a natureza.

É possível fazer visitas guiadas em grupos para apreciar o local e aprender mais sobre como preservar esses ambientes. Em tempos de mudanças climáticas, faz todo sentido buscar esse tipo de informação.

Quais são os riscos do calor extremo?

O calor extremo — quando a temperatura do ar passa de 36,5°C, que é a média do corpo humano — é uma séria ameaça à saúde de toda a população. Alguns grupos, no entanto, são considerados ainda mais vulneráveis durante as ondas de calor. É o caso de crianças, gestantes, idosos, pessoas com sobrepeso, doenças crônicas e acamados, entre outros.

No calor extremo, o corpo tenta ajustar a temperatura e, para isso, acaba suando muito, aumentando a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Isso pode ter várias consequências, como:

  • cansaço extremo;
  • dificuldade de respirar;
  • aumento da vontade de urinar;
  • taquicardia;
  • náuseas;
  • tonturas;
  • desmaios;
  • queimaduras solares;
  • ataques cardíacos;
  • derrames;
  • óbito.

Como você pode notar, o calor extremo é um problema que deve ser encarado com muita seriedade. Por isso, quando estiver fazendo calor em Porto Alegre, procure se hidratar bastante, ficar em lugares arejados e realizar atividades como as que foram listadas nas dicas acima. Assim, você vai conseguir passar por isso com mais segurança e saúde.

Quer conferir mais conteúdos úteis para você? Siga as nossas páginas nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!