fbpx

5 dicas de como escolher um apartamento para alugar!

4 minutos

Muitas pessoas se perguntam como escolher um apartamento para alugar, não é? Esse momento, que evolve tantos sonhos e expectativas, é crucial para iniciar uma nova vida e requer do inquilino uma série de definições, como a faixa de preço, a localização, os serviços do condomínio e a documentação necessária para firmar o contrato de aluguel.

Para ajudar você a encontrar um apartamento perfeito, explicamos por que pesquisar antes de iniciar a busca pelo imóvel e listamos as melhores dicas para quem quer ter sucesso com o próximo aluguel. Ao final, mostramos como escolher uma ótima imobiliária, ao observar a credibilidade do negócio, a cartela de serviços e a qualidade do atendimento.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Studios: o que você precisa saber sobre esse tipo de apartamento

Por que pesquisar antes de escolher um apartamento para alugar?

Existem dicas práticas que facilitam o aluguel de um apartamento incrível. Mas, antes de iniciar essa busca com uma imobiliária de referência, é fundamental pesquisar bastante. Assim, o futuro inquilino entende que aspectos são prioritários e define a faixa de preço da unidade residencial, por exemplo.

Fazer as contas e colocar as expectativas no planejamento são atitudes que ajudam na escolha do imóvel ideal.

Como escolher um apartamento para alugar?

Neste momento, você já sabe que é necessário pesquisar bastante antes de escolher um apartamento. Mas que dicas tornam o processo de locação ainda mais fácil com a ajuda de uma imobiliária de confiança? Confira!

1. Entenda quais são as suas prioridades

A lista não poderia começar de outro modo, pois nada melhor do que entender as prioridades para definir um plano e começar a busca por um apartamento para alugar. Nessa hora, vale ter em mente quais são as suas necessidades atuais, desde a proximidade com o trabalho e o ambiente de estudos até as opções de deslocamento e os serviços de alimentação na região.

2. Delimite a faixa de preço

Após compreender quais são as prioridades, você deve estabelecer uma faixa de preço para o imóvel a ser alugado. Lembre-se de somar ao valor de aluguel as taxas de condomínio, IPTU, iluminação pública e outras tarifas referentes ao empreendimento. Igualmente, considere no planejamento a sua situação financeira atual para não sobrecarregar o orçamento com as despesas de moradia.

3. Analise a localização

A localização é um fator decisivo para muitas pessoas que estão buscando um imóvel para alugar, uma vez que o bairro e os entornos do empreendimento podem facilitar o dia a dia, seja com deslocamentos até o trabalho e a escola, seja com uma ampla oferta de serviços. Nesse sentido, uma dica é considerar o custo de vida do lugar ao colocar na ponta do lápis os gastos com o aluguel e o condomínio.

4. Verifique a estrutura e a conservação do imóvel

Antes de assinar o contrato de aluguel, realize uma visita para conferir de perto a estrutura do condomínio. Preste bastante atenção à parte hidráulica e elétrica, observando com cuidado o grau de conservação do imóvel. Com a ajuda da imobiliária, faça uma vistoria minuciosa e garanta que nenhum problema oculto — as temidas goteiras e infiltrações são um exemplo — lhe dê dor de cabeça.

5. Tenha atenção à documentação

Por fim, ficar de olho em todos os detalhes da documentação é um cuidado obrigatório para quem deseja fechar negócio com o proprietário. Portanto, verificar com a imobiliária a lista de documentos para a formalização do processo evita tanto situações desagradáveis, como a pendência de uma certidão, quanto simplifica a locação do imóvel.

Por que a imobiliária é fundamental para alugar um apartamento?

Escolher um apartamento para alugar é uma decisão que requer muito planejamento, já que a moradia é uma necessidade básica do ser humano. Para garantir que o processo seja bem-sucedido, o melhor é contar com a ajuda de uma imobiliária de referência. A empresa une forças para encontrar um imóvel conforme as suas necessidades e oferece um suporte especializado na hora da contratação entre locatário e locador.

Como escolher uma ótima imobiliária?

Agora que você já sabe por que a imobiliária é primordial na busca por um apartamento perfeito, entenda como escolher uma empresa de referência nesse mercado!

Credibilidade no mercado

A credibilidade é um valor e tanto no momento de escolher uma ótima imobiliária. Para verificar esse indicador, vale a pena pesquisar com familiares e investigar informações sobre a idoneidade e o tempo de atuação da empresa na internet. De igual modo, contatar profissionais de corretagem, pedindo-lhes sugestões, ajuda a encontrar uma imobiliária de confiança.

Cartela de imóveis

Outro ponto no qual você deve prestar atenção é observar a cartela de imóveis oferecidos pela imobiliária, já que uma carta extensa, tanto para o aluguel quanto para a venda de empreendimentos, ajuda a delimitar um perfil de consumidor. Não por menos, essa qualidade está relacionada, muitas vezes, às empresas confiáveis, com larga experiência e credibilidade no mercado imobiliário.

Qualidade do atendimento

A qualidade do tratamento oferecido aos clientes também é um indicador de que a empresa tem sistemas organizados e prontamente poderá auxiliar o inquilino em caso de dúvidas. Dessa forma, não deixe de observar como a empresa resolve as demandas, dando preferência àquelas que unem o retorno rápido à personalização do atendimento prestado ao cliente.

Ao escolher os serviços da Guarida, você conta com uma empresa que atua há 45 anos no mercado imobiliário. Nossa equipe profissional, sempre atualizada às últimas condições de negociação, está pronta para encontrar o seu apartamento ideal, oferecendo-lhe uma ampla cartela de imóveis, com garantia de transparência e segurança durante todo o processo de locação.

Neste conteúdo, você entendeu quais são as melhores dicas de como escolher um apartamento para alugar, desde a definição de prioridades até a delimitação da faixa de preço, passando pela análise da localização e vistoria da estrutura do imóvel. Por isso, conte com uma imobiliária especializada e encontre o empreendimento dos seus sonhos.

O que está esperando para escolher um apartamento incrível para alugar? Entre em contato com a Guarida e saiba quais são as melhores opções disponíveis na sua região!