O processo de mudança pode facilmente ser descomplicado com algumas estratégias. Durante a mudança, é preciso que você escolha os itens que irão compor sua nova casa e os que precisam ser eliminados. Esse é, portanto, um ótimo momento para desapegar de objetos velhos e que não contribuem com a sua vida.
É válido ressaltar que um planejamento prévio pode evitar diversos contratempos durante a mudança e tudo pode ser feito com tranquilidade. Afinal, a mudança de casa é um momento especial, mas requer organização para que seja uma etapa prazerosa.
Continue a leitura e saiba como organizar a mudança!
Faça um checklist
Para que você não tenha dores de cabeça ao desocupar o local, registre tudo o que precisa ser levado para a nova casa. Um eficiente checklist otimiza todo o processo e evita maiores problemas. Ele pode ser realizado em um computador, um aplicativo no celular ou no papel.
Inicie colocando a data da mudança e o endereço da nova casa. Consiga caixas de papelão de diversos tamanhos e anote os itens que não podem ser deixados de lado. Após essa etapa, você já pode começar a separar as coisas que decidiu levar. Assim, terá menos trabalho ao começar o empacotamento.
Hora de empacotar tudo
O empacotamento dos objetos é essencial durante a mudança. É necessário embalar primeiro os itens que são menos usados no o dia a dia e deixar por último os que precisam ser usados. É indicado usar caixas pequenas para embalar os itens pequenos e as caixas médias para os objetos maiores, como eletrodomésticos.
Durante o empacotamento, a organização ajuda a identificar os objetos com maior facilidade e precisão. Por isso, não deixe de inserir nas caixas os nomes dos itens presentes dentro delas. Ao empacotar, busque reforçar as caixas com uma fita adesiva. Além do mais, escolha caixas em bom estado, para que não corram o risco de rasgar.
Saiba que você pode utilizar os cobertores para embalar os itens mais delicados e que podem quebrar com facilidade, já que eles ajudarão a manter os objetos protegidos. Caso você tenha malas de viagens, elas podem ser utilizadas para colocar as roupas.
Durante a mudança, é preciso evitar a utilização de sacos plásticos, uma vez que eles são frágeis e podem estragar algum objeto. Ao fazer o empacotamento correto, as suas coisas vão chegar em bom estado à sua casa.
Determine o serviço de transporte
É fundamental analisar e escolher um serviço de confiança para levar os seus itens. Se você tiver uma elevada quantidade de móveis, verifique se a empresa ou o profissional ajuda durante o carregamento.
Isso deve ser feito antes de fechar o negócio, para que você não tenha surpresas desagradáveis no dia. É preciso também deixar claro se será preciso entregar os itens em uma casa ou um apartamento.
Para evitar maiores contratempos, é válido acompanhar todo o processo. Busque estar por perto quando os carregadores forem pegar os objetos e quando forem levar para seu novo imóvel. Assim, você certifica que a entrega foi realizada de forma correta.
Conte com amigos e familiares para ajudar
Os amigos e familiares podem ser grandes aliados durante o processo de mudança, já que eles podem ajudar você durante o empacotamento dos itens e na organização dos móveis na casa nova.
Conte com o auxílio das pessoas que podem contribuir de forma positiva, ou seja, que colocam a mão na massa e que são ágeis. Caso não escolha pessoas proativas, a mudança pode demorar mais do que o previsto e você pode ficar estressado.
Saiba delegar funções, pois isso fará com que cada pessoa fique responsável pelos itens de cada cômodo — e não batendo papo. É preciso pedir ajuda para limpar a casa que vai receber a mudança e o imóvel que você deixará, já que não é nada satisfatório deixar o local sujo para o próximo inquilino.
Veja quais móveis precisam ser desmontados e montados
Ao organizar a mudança, avalie todos os móveis presentes na sua casa e saiba quais deles deverão ir para seu novo lar. Dessa forma, procure por uma empresa que ofereça um serviço de montagem e desmontagem. Assim, um profissional irá até a sua casa e realizará todo o processo de forma rápida e prática, além de garantir que os móveis não estraguem durante a mudança.
Caso não queira pagar alguém para fazer essa tarefa, é preciso ficar ciente das adversidades que podem surgir. Um guarda-roupas, por exemplo, pode não passar em uma porta ou pode ser danificado ao ser colocado dentro de um caminhão. Ao desmontá-lo, você poderá inserir as peças em um caixa e, em seguida, ele será instalado no espaço desejado.
Saiba também quais móveis serão montados na casa nova — você poderá doar ou vender aqueles que não serão mais utilizados. Essa prática evita gastos e não é necessário se preocupar com o processo de transporte.
Solicite a instalação ou desinstalação dos serviços com antecedência
O processo de mudança é muito corrido e tem diversos detalhes, como desligamento e ligamento das instalações hidráulicas e elétricas. Essa é uma importante etapa, pois não é interessante chegar no novo imóvel e não ter luz ou água — ou você pagar por algo que não esteja utilizando.
Dessa forma, não deixe de resolver as questões relacionadas ao acesso de água, luz, internet, telefone e entregas de correspondência. Não deixe de realizar o corte dos serviços no imóvel antigo e de solicitar o funcionamento deles no novo local. Assim, a mudança ocorre de maneira tranquila e você já consegue aproveitar o primeiro da casa nova.
As dicas mencionadas podem ajudar você a organizar a mudança sem dores de cabeça, pois você contará com a ajuda de profissionais e poderá deixar todos os itens devidamente organizados. Com boas estratégias, é possível realizar a mudança sem maiores imprevistos.
Gostou do conteúdo? Então, aproveite para deixar um comentário para sabermos o que achou do assunto e quais as suas dúvidas!