como fazer jardim suspenso como fazer jardim suspenso

Como fazer jardim suspenso dentro do apartamento? Confira nossas dicas

4 minutos para ler

Por ser uma ótima alternativa para cultivar flores e plantas com praticidade em espaços pequenos, além de proporcionar um visual belo e natural ao apartamento, cada vez mais pessoas têm procurado saber como fazer um jardim suspenso.

Preparamos este conteúdo para você aprender a montar seu próprio jardim suspenso e possa dar um tom de elegância e muito mais vida ao interior da casa. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!

Como fazer um jardim suspenso?

Existem inúmeras possibilidades de configuração e personalização. Se você gosta de trabalho manual e tem bastante criatividade, certamente alguma das ideias a seguir vai lhe interessar:

Jardim preso em arame

Disponibilizar as peças em posição vertical não apenas permite que você otimize o uso do espaço do apartamento, como também valoriza as paredes e dá um lindo visual ao ambiente. Para montar esse tipo de jardim suspenso, você precisará de:

  • vigas de madeira;
  • uma tela de arame;
  • ganchos de parede (do tipo com parafuso).

Basta parafusar os ganchos na parede para fixar a tela de arame. Depois disso, utilize o arame para prender as estruturas de madeira e acomodar vasos de plantas ou flores da forma que desejar.

Jardim vertical em latas

O conceito é o mesmo do modelo anterior, mas, em vez de utilizar o arame, você pode prender as latas em uma placa de madeira — diretamente parafusada na parede (como se fossem quadros).

Lembre-se de que é importante lavar bem as latas para remover quaisquer resíduos de tinta ou alimentos antes de adicionar terra e a planta escolhida. Agora é só desfrutar de seu jardim suspenso e sustentável.

Jardim vertical com caixotes e pellets

Que tal utilizar caixotes velhos e pellets para dar um tom rústico à decoração do seu apartamento? Se preferir, você pode personalizá-los com tinta ou verniz para dar um toque a mais no estilo.

Para montar esse tipo de jardim suspenso, não há segredo. Basta pregar os caixotes ou pellets na parede da forma como desejar e, então, adicionar vasos com plantas e flores de sua preferência.

Jardim vertical com garrafas pet

Se você gosta de decorar o ambiente, tendo o conceito de sustentabilidade como parâmetro, o jardim vertical com garrafas pet pode ser uma ótima ideia. A execução é bem simples: corte as laterais de garrafas pet e amarre umas às outras, formando uma fileira vertical. Então, adicione terra e plante o que desejar.

Como cuidar de um jardim suspenso?

Para finalizarmos, veja a seguir algumas dicas práticas sobre como cuidar de um jardim suspenso:

  • proporcione iluminação adequada — dependendo do tipo de planta ou flor, a exposição constante de luz solar pode ser prejudicial. Portanto, certifique-se de montar o jardim em uma área iluminada, mas que tenha sombra;
  • cuidado com a quantidade água — se você não tem muita habilidade ainda para lidar com plantas, considere investir em suculentas e cactos, pois são espécies que necessitam de pouca água para sobreviver;
  • adube periodicamente — para repor os nutrientes e vitaminas que dão vida às plantas e flores, tenha o hábito de sempre adubar a terra. Faça um calendário, se achar necessário.

Por fim, tome cuidado na hora de escolher o tipo de vaso, pois alguns tipos de materiais podem ser mais pesados e exigir que você tenha uma estruturada reforçada na parede. Os vasos de fibra de coco, por exemplo, costumam ser mais indicados para jardins suspensos pelo fato de serem mais leves.

Como você pode perceber neste conteúdo sobre como fazer um jardim suspenso, essa é uma ótima alternativa para quem não disponibiliza de muito espaço na casa ou apartamento, mas não abre mão de ter o seu cantinho ecológico e decorativo, que proporciona muito mais bem-estar a você e elegância ao ambiente.

Quer acompanhar todas as postagens da Guarida Imóveis e se manter por dentro das melhores novidades sobre o mercado imobiliário? Então siga-nos no Instagram para receber nossas dicas e conteúdos informativos!

Posts relacionados

Deixe um comentário