fbpx
seguro de condomínio seguro de condomínio

Conheça o seguro de condomínio e saiba porque ele é obrigatório

6 minutos para ler

Os imprevistos e eventuais acidentes que venham a acontecer no condomínio não precisam ser uma dor de cabeça. Especialmente, se o síndico tiver contratado um bom seguro de condomínio.

Levando em conta que é sempre melhor estar preparado para as situações mesmo antes delas ocorrerem e considerando que o seguro de condomínio é obrigatório por lei, certamente vale a pena entender melhor desse assunto, não é mesmo?

Por isso, vamos explicar as principais informações a respeito do seguro de condomínio, destacando as principais características e benefícios. Boa leitura!

Entenda o que é o seguro de condomínio

O primeiro aspecto sobre o seguro de condomínio é que de acordo a Lei 4.591/64, ele é obrigatório e deve ser feito para toda a edificação contra o risco de incêndio ou destruição, total ou parcial, uma vez por ano.

Esclarecida essa questão, é preciso compreender que o seguro de condomínio visa proteger a coletividade. Dessa forma, trata-se de seguro obrigatório.

A título de exemplo, imagine a seguinte situação: o vizinho ao lado esquece uma panela no fogo e inicia um incêndio acidentalmente. Por óbvio, esse evento pode afetar os bens de terceiros, isto é, de outros moradores do condomínio.

Diante disso, o seguro condominial deixa de ser opcional, já que o que ocorre dentro de uma unidade pode vir a afetar todas as demais unidades do condomínio.

Importante ressaltar que o seguro protege os condôminos de despesas inesperadas como:

  • a queima da placa de comando de elevadores;
  • a colisão de veículos no portão de entrada;
  • ventos fortes que causem danos aos telhados;
  • roubo ou furto de bens dentro do condomínio;
  • vazamentos de tubulações;
  • explosões, quebras de vidros;
  • quedas de aeronaves, etc.

Se um condomínio não tiver seguro, além de não cumprir uma determinação da lei, os condôminos que serão responsáveis pelas despesas de eventuais sinistros e até mesmo de indenizações por responsabilidades do condomínio, quer com seus próprios moradores ou com terceiros.

Como esse seguro funciona na prática

Para facilitar, é bom esclarecer quais são as diferenças entre essa modalidade de seguro e o seguro residencial, para não existirem dúvidas nessa questão.

Sendo assim, tenha em mente que no condomínio os riscos segurados são os bens da coletividade. Já no seguro residencial o risco segurado são os bens pessoais, móveis, aparelhos eletrônicos e problemas (elétricos, com chaves, vidros, parte elétrica) que aconteçam dentro do imóvel.

Então a contratação de uma apólice não desobriga a contratação da outra. Na verdade, elas são complementares. Nesse sentido, o seguro que a Guarida oferece é desenhado de acordo com as características e necessidades de cada tipo de edificação.

Além das coberturas que já são tradicionais como: incêndio, vendaval, danos elétricos, vidros, enfim, essas que acabamos de mencionar. É importante destacar que existem garantias específicas que podem amparar danos aos veículos e ao portão, simultaneamente, por exemplo.

Descubra qual a cobertura do seguro condominial

O seguro de condomínio pode ser feito de duas formas, ou uma cobertura simples ou uma cobertura ampla. Veja a seguir as características de cada uma delas.

Cobertura Simples

Como o próprio nome indica esse tipo de cobertura é básica e abrange apenas a reparação nos casos de queda de raios no edifício, explosões e incêndios. Fundamental frisar que na cobertura simples, existe a necessidade de estipular um valor para cada tipo de cobertura.

Cobertura Ampla

Já na cobertura ampla todos os acidentes estarão cobertos por um valor único contratado. Isso sem falar que a melhor garantia ao condomínio sempre será a cobertura ampla. Porém, o seu custo pode ser superior à cobertura simples.

Os planos podem e devem ser ajustados de acordo com as características e peculiaridades que cada condomínio apresenta. Outro ponto a ser abordado são que os custos da contratação de um seguro de condomínio deve ser dividido entre todos os moradores do edifício.

Veja o que deve ser considerado ao contratar um seguro

Como toda certeza, a esta altura do texto, já está evidente a importância de contratar um seguro de condomínio. Por isso, é vital considerar algumas questões para que tudo ocorra da melhor maneira possível. Confira nossas dicas abaixo!

Contrate um especialista no assunto

Em primeiro lugar é indispensável a contratação de um corretor que seja especialista nesta modalidade de seguro, pois existem particularidades que somente um corretor experiente poderá identificar.

Essa inclusive, é a melhor maneira de ter certeza que o profissional contratado levará em consideração as características do condomínio para sugerir as melhores e mais amplas garantias.

Pesquise a reputação da corretora

Nesse sentido, vale a pena considerar o tempo de existência da empresa no mercado, bem como a sua reputação, já que se trata de algo muito sério que requer orientações precisas e seguras.

Analise os riscos que não serão cobertos

Outra dica valiosa é que o síndico esteja bastante atento aos riscos que não estão sendo considerados na cobertura do seguro de condomínio.

Conheça quais são as vantagens desse tipo de seguro

Quem deseja ter tranquilidade, certamente já consegue identificar os benefícios de contratar um seguro de condomínio. Além disso, na contratação o corretor termina fazendo uma inspeção no condomínio para evitar riscos ou acidentes. Também é possível, com as dicas, adaptar espaços a fim de torná-los mais seguros.

Por fim, em hipóteses de sinistros, a seguradora oferecerá todo o suporte necessário para lidar com essa circunstância adversa.

O grande diferencial da Guasegs é a formatação de apólices com coberturas necessárias e valores compatíveis com a reposição dos bens do condomínio. Os seguros da Guasegs não têm cláusula de depreciação, o que resulta em indenizações sem este desconto.

O seguro de condomínio deve ser contratado com a Guasegs corretora que é especialista neste segmento.

Agora que você já conheceu tudo sobre o seguro de condomínio e a sua obrigatoriedade, entre em contato conosco e fique tranquilo em relação à sua apólice de seguros!

Posts relacionados

Deixe um comentário