liberação de credito imobiliario liberação de credito imobiliario

Liberação de crédito imobiliário: o que é preciso saber sobre o tema?

4 minutos para ler

Entender como funciona a liberação de crédito imobiliário é essencial para quem deseja conquistar o sonho da casa própria, visto que existem diferentes modalidades disponíveis no mercado e cada uma apresenta suas próprias regras e particularidades.

Por isso, preparamos este conteúdo com uma série de informações úteis que você precisa saber sobre a liberação de crédito imobiliário. Continue acompanhando a leitura do post para entender mais sobre o tema!

O que é liberação de crédito imobiliário?

Crédito imobiliário nada mais é do que o valor que uma instituição financeira concede a uma pessoa física ou jurídica para comprar ou construir um bem imóvel, como uma espécie de empréstimo baseado em uma taxa de juros fixada por contrato. Cada instituição tem as suas próprias regras sobre a liberação de crédito imobiliário e quem solicita o empréstimo deve pagar de acordo com as exigências estabelecidas.

Como funciona a liberação de crédito imobiliário?

Existem dois sistemas de financiamento imobiliário que podem ser solicitados. A seguir mostraremos as principais características de cada um para que você saiba qual alternativa atende melhor o seu perfil.

Sistema Financeiro da Habitação (SFH)

Destinado somente às pessoas físicas, o Sistema Financeiro de Habitação pode ser solicitado para financiar imóveis localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais que não ultrapassem R$ 750 mil; nos demais estados esse valor é de R$ 650 mil. As parcelas do empréstimo não podem ultrapassar 30% da renda do solicitante.

Além disso, o SFH tem outras particularidades, como:

  • taxas de juros mais baixas — 12% ao ano (dependendo do programa de incentivo o valor pode chegar à metade);
  • possibilidade de usar o FGTS para amortizar o financiamento;
  • prazo de pagamento da dívida de até 360 meses;
  • financiamento de até 90% do valor do imóvel.

Lembrando que as condições de pagamento e taxas de juros variam de acordo com fatores como a linha de crédito solicitada e faixa de renda do solicitante.

Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

O SFI é um sistema de liberação de crédito imobiliário destinado a imóveis comerciais ou imóveis que não se enquadram nas regras aplicadas aos consumidores do SFH, podendo ultrapassar os valores estipulados.

Entre as características mais importantes dessa modalidade de financiamento, podemos citar:

  • sem limite de comprometimento de renda;
  • concessão de crédito para financiar entre 80% a 90% do valor do imóvel;
  • sem teto de valor de crédito;
  • prazo de pagamento superior — até 420 meses;
  • taxas de juros maiores — de 12% a 16% ao ano.

Como funciona o pagamento das prestações?

Após solicitar uma simulação de financiamento na instituição financeira com diferentes opções de crédito imobiliário, o comprador poderá escolher a alternativa mais adequada ao seu perfil.

Então deverá entregar toda a documentação exigida e aguardar pelo prazo de aprovação. Assim que o sistema aprovar, o crédito será concedido ao solicitante e o contrato deverá ser assinado para firmar um acordo entre as partes. No documento deverão constar as condições do financiamento, como o valor das prestações, taxas de juros aplicadas, entre outras informações. O processo leva, em média, até 40 dias.

Como você pode conferir, a liberação de crédito imobiliário varia de acordo com aspectos, o perfil financeiro de quem deseja solicitar o benefício, tipo do imóvel e as regras da instituição financeira escolhida. Lembrando que é possível contar com o auxílio de uma imobiliária especializada para escolher a alternativa mais viável.

Este artigo sobre como funciona a liberação de crédito imobiliário foi útil para você? Quer acompanhar todas as nossas postagens? Então assine a nossa newsletter para se manter por dentro das maiores novidades sobre o mercado imobiliário!

Posts relacionados

Deixe um comentário