Preparar um imóvel para a venda é crucial, pois isso aumenta de forma significativa suas chances de sucesso no fechamento do negócio. Além disso, uma boa preparação do imóvel ajuda a criar uma primeira impressão positiva frente aos potenciais compradores, o que costuma ser determinante para a decisão de compra.
Nesse cenário, a manutenção e o cuidado com a aparência do imóvel também podem evitar problemas durante inspeções e avaliações, garantindo uma transação mais tranquila e satisfatória, tanto para o vendedor quanto para o comprador.
Para ajudar você a entender como preparar o imóvel para venda, conversamos com o gerente de produtos do Grupo Guarida, Giovanni Felice. Continue a leitura para conferir!
Por que é importante preparar o imóvel para a venda?
De acordo com Felice, o mercado de vendas apresenta um comportamento diferente de alguns anos atrás, quando o corretor era a peça-chave para ofertar imóveis. “Atualmente, o cliente tem acesso a todas as ofertas e possibilidades por meio dos sites, portais e canais digitais. Portanto, é ele quem busca o imóvel e faz a sua curadoria, não mais o corretor quem oferta”, considera.
O gerente ainda afirma que isso faz com que todos os imóveis disponíveis estejam em uma mesma vitrine. “Vende aquele que está bem apresentado, com preço adequado ao mercado. Tem que ser um produto atrativo para o público. Ninguém vai entrar em uma loja para comprar uma camiseta amassada e/ou extremamente acima do preço, se na vitrine ao lado tem uma muito semelhante, bem apresentada”, ensina.
Felice afirma que é esse o entendimento que o proprietário e os corretores precisam ter ao anunciar um imóvel. “É preciso pensar em como deixá-lo mais atrativo para o público, considerando os concorrentes e suas ofertas. É um jogo de mercado”, revela Felice.
Como é feita a avaliação para a venda?
Conforme explica o gerente de produtos, a avaliação de venda contempla uma equação de três análises:
- o valor técnico do imóvel;
- o valor de mercado;
- o valor emocional.
Ele explica que o valor técnico é aquele calculado por um corretor, especialista, identificando o preço do metro quadrado da região, o tipo do imóvel, a metragem, o número de dormitórios, as vagas de garagem, a localização, as comodidades e as facilidades do imóvel e do condomínio.
Já o valor de mercado é o comparativo com os demais produtos em oferta nos portais e sites, identificando a aderência do mercado ao imóvel e os potenciais concorrentes, buscando uma estratégia de diferenciação e competição.
Com relação ao valor emocional, ele está associado ao preço pelo qual de fato o proprietário quer vender, à necessidade financeira dele e à urgência para que o negócio aconteça.
“Aqui, inclusive, também são interpretados os contextos familiares: se é uma venda por motivo de divórcio, de herança e partilha, quem são os influenciadores dessa venda etc. Enfim, é preciso encontrar uma equação entre esses três formatadores do preço”, ensina Felice.
Quais são os benefícios de preparar o imóvel para a venda?
Conforme orienta o gerente, um imóvel preparado para venda tem maior potencial de despertar o interesse de quem o visualiza nos sites e portais, atraindo para uma visita.
“Depois, na hora da visita, essas condições precisam ser confirmadas. Não pode ser mero chamariz, tem que ser igual ou melhor do que nas fotos. Mas o ponto inicial de tudo é a imagem, é a apresentação da oferta, para que pelo menos tenham interessados em visitar o local”, pondera.
Felice ainda reforça que o componente preço é fundamental. Afinal, se o imóvel não estiver com um preço adequado, nem no filtro de busca do cliente ele vai aparecer. “Estando dentro dos critérios de busca, a boa imagem e as informações vão destacá-lo”, ressalta.
Quais são os principais erros cometidos na hora de preparar o imóvel para a venda?
De acordo com Giovanni Felice, o maior erro quando o assunto é imóvel para venda é o proprietário querer fazer prevalecer o seu gosto, sem confiar na opinião e na orientação do profissional de vendas que o assessora.
“Por vezes, o imóvel contém mobílias antigas, antiquadas e desgastadas. O imóvel não está bem conservado, mas o proprietário alega ser lindo, com mobiliários de qualidade, acreditando que a história vivida ali será transportada para o potencial comprador. Por isso eu digo que é preciso ouvir a orientação do corretor, do profissional técnico e habilitado para prestar a melhor assessoria, qualificando o imóvel e tornando a oferta mais atrativa” orienta o gerente.
Quais são as seguranças jurídicas para quem vende?
O gerente explica que é importante que toda venda de imóvel seja intermediada por um profissional habilitado. Ou seja, um corretor com CRECI ativo, com a capacidade e a habilitação para tal negociação.
“De preferência, aqueles associados às imobiliárias tradicionais, com experiência, know-how e responsabilidade para dar segurança ao negócio. Nem todo imóvel pode ser vendido, e nem todo comprador pode comprar, e isso fica evidente na hora de transferir, averbar e escriturar de fato essa transação”, afirma.
Portanto, é recomendado sempre vender e comprar por meio de corretores e imobiliárias capacitados, que farão as análises técnicas e criteriosas das documentações exigidas. Também elaborarão um contrato de compra e venda que deixe claras e seguras, para todas as partes envolvidas, as condições do negócio e as responsabilidades de cada parte interessada na transação comercial.
Como realizar um bom marketing do imóvel?
De acordo com o gerente da Guarida, Giovanni Felice, existem inúmeras estratégias e formas de divulgar um imóvel para torná-lo visível e atrativo.
“Primeiro, esse imóvel tem que estar anunciado no site de uma imobiliária de confiança. De preferência aquelas de maior renome e visibilidade. Essas imobiliárias também terão um reforço por meio dos anúncios nos principais portais e marketplaces do mercado, ampliando os canais de oferta. Essa é a base”, considera.
A partir disso, Giovanni Felice explica que é preciso criar estratégias de divulgação via redes sociais, reforçadas por campanhas patrocinadas e vídeos publicados nas principais plataformas, pois eles dão uma outra dinâmica e interação com o produto.
“Eu tenho como mantra que o bom marketing é fazer primeiro o simples, o básico, bem-feito. Boa apresentação, preço adequado, produto atrativo, bem anunciado nos sites e portais. Depois disso, sim, busca-se dar diferenciação e amplitude à divulgação por meio de outros canais”, orienta.
O gerente ainda reforça que é preciso estar aberto aos novos canais e tecnologias de interação, acompanhando as tendências de inovação.
Como preparar o imóvel para vender com a Guarida?
Segundo Giovanni Felice, para vender um imóvel com a Guarida, é preciso estar aberto e disponível para o trabalho que será realizado.
“É preciso confiar e seguir a orientação do corretor e da imobiliária. Mas, em termos práticos, após o contato, é marcada uma visita pelo corretor para conhecer o imóvel, na qual o profissional vai passar uma percepção inicial, bem como solicitará as documentações do imóvel e do proprietário”, esclarece.
Quais os diferenciais da Guarida?
A Guarida conta com experiência, know-how e expertise para concretizar uma negociação com segurança e agilidade. “Temos presença em sites e portais, principalmente por meio dos nossos parceiros, então temos capacidade de dar visibilidade à oferta”, analisa o gerente.
A Guarida é uma empresa que vem buscando se renovar, inovar e se adaptar ao novo, mas sem perder a sua essência. Para isso, de acordo com o gerente de produtos, investe em tecnologia, marketing e estrutura, mas sempre priorizando o atendimento humanizado e o relacionamento positivo com o cliente.
Conheça a parceria da Guarida com a Foxter Imobiliária
Desde julho de 2023, a Foxter se tornou o braço comercial da Guarida na parte de compra e venda de imóveis. “A Foxter é uma parceira que escolhemos criteriosamente para somar ao nosso jeito de ser e de fazer negócios. Ela comunga dos mesmos princípios e valores e nos complementa com a sua ampla expertise, tecnologia, investimento e capacidade comercial”, considera Felice.
Ele ainda reforça que a parceria rendeu um guia, cujo objetivo é entregar conteúdo e orientação de qualidade para os clientes.
Entendeu como preparar o imóvel para venda com a Guarida? Ao seguir essas dicas e contar com a ajuda dos nossos especialistas, todo o processo fica muito mais fácil! Você pode navegar pelo e-book com a descrição completa das nossas dicas, acesse aqui.
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