Entender qual é o tamanho de apartamento ideal para alugar pode ser um desafio e tanto, principalmente para quem vai fazer essa escolha pela primeira vez. A boa notícia é que existem algumas dicas que podem ajudar você a ter uma direção mais bem-definida.
Ainda que fiquemos tentados a escolher um novo lar considerando apenas o preço e a localização, existem diversos outros fatores que influenciam demais nessa questão. E é por isso que desenvolvemos este conteúdo.
Aqui, você vai descobrir como o tamanho de um apartamento pode influenciar a sua vida e aprender a fazer a melhor escolha a partir da análise de certos critérios. Boa leitura!
Quantidade de pessoas
Uma família composta por um casal e dois filhos tem necessidades muito diferentes de quem mora sozinho, tanto em relação ao tamanho do apartamento quanto à disposição dos cômodos. Por isso, você deve analisar bem quem utilizará cada ambiente e pensar como será o funcionamento da casa quando todos os moradores estiverem nela.
Se a ideia for alugar um apartamento para apenas uma ou duas pessoas, um estúdio de poucas dezenas de metros quadrados é suficiente. Porém, quem está construindo ou já tem uma família pode necessitar de um espaço com 3 quartos ou coberturas com áreas de lazer.
Estilo de vida
Se você é uma pessoa que gosta de receber amigos e familiares em casa, vai precisar de uma sala de estar espaçosa e, talvez, até de um quarto extra para hóspedes. Por outro lado, se você passa a maior parte do tempo fora de casa, um apartamento menor pode ser mais prático, barato e fácil de manter.
É interessante conversar com as pessoas que moram com você e entender qual o objetivo delas em relação ao novo lar. Conte também com as vantagens que o próprio prédio tem a oferecer, como quadras, academias e piscinas. Ainda que eles não integrem o tamanho do apartamento, dependendo do estilo dos moradores, isso faz toda diferença.
Animais de estimação
Além de verificar as regras do condomínio em relação ao tamanho e tipo de pets que você pode ter, também é importante analisar como será a vida do animal dentro do apartamento. Cachorros de porte médio ou grande, por exemplo, precisam de mais espaço para se movimentar e brincar, além de áreas específicas para as suas coisas, como camas, brinquedos e comedouros.
Por outro lado, gatos não exigem tanto espaço interno, mas a preocupação com a segurança em prédios altos pode ser outro fator determinante.
Rotina
Você trabalha viajando ou de casa? Costuma sair aos finais de semana ou prefere assistir alguma coisa na TV? Está estudando e precisa de silêncio constante ou passa a maior parte do tempo fora do lar? Essas são perguntas-chave que vão determinar como a sua rotina influencia no tamanho de apartamento ideal.
Uma família que quase não fica em casa não precisa tanto de um apartamento grande, o que pode gerar uma economia significativa ou a escolha de uma localização mais alinhada às suas necessidades, por exemplo.
Móveis
É fundamental analisar se os móveis que você tem cabem no apartamento novo ou se precisará trocá-los por causa da mudança. Além do custo de renovar a casa, você deve atentar também ao estilo do apartamento para conquistar um lar que seja realmente a sua cara.
Uma boa dica é conseguir a planta do apartamento para medir com mais tranquilidade a disposição desejada dos móveis e evitar confusões na hora da mudança. Assim, você não corre o risco de ter que se desfazer de algum item que gosta muito apenas por falta de planejamento.
Necessidade de espaço para trabalho ou estudo
Falamos brevemente sobre a importância de analisar suas necessidades em relação ao trabalho, mas vale a pena reforçar que pessoas que trabalham de casa precisam de um espaço exclusivo. Não estamos falando apenas de um quarto que caiba uma mesa e um computador, mas de um ambiente que consiga isolar bem o barulho externo e oferecer conforto térmico em variadas épocas do ano.
Ambientes maiores tendem a ser mais úteis para essa função porque permitem que você distribua melhor os acessórios que usa para trabalhar e geram a sensação de dissociação com o lar, algo indispensável para a concentração.
Idade dos moradores
Além da acessibilidade, você deve considerar um tamanho de apartamento que comporte pessoas de todas as idades, incluindo áreas maiores para as crianças brincarem e explorarem, e varandas para que adultos e idosos consigam se socializar com mais conforto.
Jovens se dão bem com apartamentos menores e podem tirar proveito da economia que isso gera, enquanto pessoas mais velhas estão priorizando o conforto e tendem a preferir espaços maiores. Encontre o equilíbrio entre a sua realidade para acertar na escolha.
Planos
Considere seus planos ao escolher o tamanho do apartamento. Se você planeja aumentar a família, ter filhos ou mesmo adotar mais animais de estimação, é importante que o local escolhido seja capaz de acomodar essas mudanças.
Um apartamento adequado para suas necessidades atuais pode não ser suficiente no médio ou longo prazo. Por isso, é indispensável que você analise onde está e onde quer chegar para não ter que lidar com mudanças posteriores.
Custos com manutenção e serviços
Apartamentos maiores tendem a ter custos de manutenção mais altos. Isso é válido não só em termos de aluguel, mas também em limpeza, aquecimento, refrigeração, eletricidade, água e até mesmo móveis adicionais para preencher o espaço.
Antes de alugar um imóvel maior, é necessário calcular se o orçamento suporta esses custos adicionais e se eles são justificados pelo benefício que você ganha com o espaço extra.
Outros critérios
Para finalizar, separamos uma pequena lista com outros critérios que podem ser úteis para você. Confira:
- período de uso: considere quanto tempo você ficará nesse imóvel para ver se realmente vale a pena pagar mais caro;
- iluminação natural: mais luz natural significa redução na conta de luz e mais bem-estar no dia a dia;
- segurança: veja se o imóvel, grande ou pequeno, tem a segurança necessária para que você e sua família fiquem protegidos;
- privacidade: áreas privativas podem ser uma boa saída se você precisa de espaço extra, mas não abre mão da privacidade;
- necessidade de reformas: se for preciso reformar, pense em como os espaços maiores influenciarão no seu orçamento;
- vizinhança: estude bem a vizinhança antes de assinar o contrato para não ter trabalho com mudanças indesejadas.
Viu só como existem diversos fatores que podem influenciar na escolha do tamanho de apartamento ideal para a sua rotina e para o seu futuro? Coloque na balança tudo que explicamos aqui e não se esqueça de analisar suas condições financeiras para encontrar o imóvel ideal.
Este conteúdo ajudou você? Pois saiba que ele também pode ser útil para outras pessoas. Aproveite para compartilhar o texto nas suas redes sociais e ajude seus amigos a encontrar o apartamento ideal.