fbpx

Como garantir mais segurança em condomínio?

4 minutos

A segurança em condomínio é primordial para os seus moradores e funcionários. Assim, é necessário que o síndico não negligencie esse trabalho e busque meios de garantir um local seguro para residir e trabalhar.

Nesse sentido, é importante destacar que a portaria é uma parte do condomínio que merece atenção, já que ela é fundamental para a segurança. É por meio dela que diversas pessoas acessam o condomínio, como os visitantes, moradores e colaboradores. 

A segurança de um prédio é determinante para as pessoas que buscam morar em um lugar protegido e com privacidade. Assim, para conseguir atraí-las e garantir a satisfação dos que já vivem no local, é preciso promover a proteção de todos. Continue a leitura e saiba mais! 

Por que é importante ficar atento à segurança do condomínio? 

Uma das maiores preocupações de um gestor de condomínio é a segurança, já que ela é um dos motivos que levam as pessoas a escolherem um local para morar ou para prestar serviços. Assim, é indicado realizar ações que mantenham o local protegido e seguro. Para isso, é necessário que a infraestrutura esteja adequada às necessidades. 

Hoje em dia, há vários perigos nas sociedades que exigem um cuidado redobrado para evitar imprevistos e situações conflituosas. É possível que criminosos se passem por entregadores de comida e acessem o local, por exemplo, e isso pode afetar o bem-estar dos moradores e a reputação do condomínio. Assim, é preciso cuidar da segurança para evitar que isso ocorra. 

Logo, é válido contar com boas ferramentas tecnológicas de controle, alerta e monitoramento, além de profissionais capacitados no assunto. A segurança do local também depende das ações dos moradores e colaboradores, por essa razão, é preciso conscientizá-los.  

Como garantir a segurança do local? 

Para garantir uma boa segurança em condomínio, é fundamental adotar boas estratégias. Ao aplicá-las, diversas situações podem ser evitadas, como a entrada de pessoas estranhas. Confira a seguir! 

Realize um treinamento com os funcionários 

Para que os procedimentos internos de segurança sejam bem executados, é preciso contar com profissionais capacitados, preparados e qualificados. Se os seus colaboradores não compreendem a respeito do assunto e não conseguem garantir a proteção de forma correta, é preciso realizar um treinamento com eles. Para isso, é válido contar com o auxílio de uma empresa que entende do tema e que consiga transmitir boas informações. 

Saiba que, com uma boa capacitação, o porteiro evita situações de constrangimento e brigas entres os condôminos, uma vez que consegue tomar boas decisões nos momentos de adversidades. 

Analise as regras de segurança

Para que o condomínio seja um local seguro, é preciso definir e analisar regras, a fim de que todos estejam cientes do que pode ou não ser feito. Dessa forma, é necessário que esteja estabelecido como cada morador deve agir ao receber um visitante, uma comida ou uma mercadoria. É fundamental que eles comuniquem as pessoas que vão visitar seu apartamento, para evitar que terceiros entrem no local. 

Realize constantes avaliações

Uma das formas mais satisfatórias de garantir a proteção dos moradores é por meio de constantes avaliações. Essa ação permite saber quais erros e falhas estão acontecendo na portaria. Quando outras pessoas falam sua opinião, é possível perceber com mais clareza o que precisa ser melhorado, já que algumas coisas podem passar despercebidas.

Dessa maneira, é fundamental buscar formas de realizar essa avaliação. Isso pode ser feito por meio do aplicativo do condomínio, pelo WhatsApp ou por e-mail. Ao encontrar algum gargalo, é preciso buscar solucioná-lo de forma rápida. 

Conscientize os moradores 

Muitos gestores de condomínios acham que a segurança deve ser realizada apenas pela portaria e não se preocupam com a questão, mas isso não é verdade. Afinal, situações criminosas pela ausência de cuidado e cautela de moradores são muito frequentes. Sendo assim, eles precisam ser orientados a respeito dos riscos e perigos que correm quando não fazem sua parte. 

O síndico deve conscientizar todos os inquilinos a respeito da necessidade de garantir um local seguro. É indicado abordar o assunto durante as convenções, as assembleias ou em outros momentos que contem com a participação de todos.

Use a tecnologia 

As ferramentas tecnológicas podem ser grandes aliadas. Sem uma boa tecnologia, o porteiro pode ter seu trabalho afetado, mesmo com toda a capacitação. Desse modo, é preciso adotar eficientes sistemas de vigilância, como softwares para condomínios

Quando o colaborador consegue monitorar as câmeras e tem acesso a um bom sistema de identificação que o ajude no controle de entradas e saídas de pessoas, ele oferece um trabalho mais satisfatório. 

O ideal é que todas as pessoas que queiram acessar o local identifiquem-se por meio de um interfone. Assim, podem ser autorizadas a entrar no condomínio ou não. Ao adotar essa estratégia, é possível eliminar diversas falhas durante o acesso. 

Quais as ferramentas que podem ser utilizadas? 

Contar com uma boa infraestrutura de equipamentos é primordial para garantir a segurança do condomínio. Há no mercado diversos itens capazes de ajudar o trabalho do porteiro, como sensores de presença, sistemas de controle de acesso, cercas elétricas, portão automático, circuito fechado de TV, câmeras, entre outros. Com eles, os resultados são satisfatórios. 

A cerca elétrica, por exemplo, consiste em um equipamento que ocasiona o choque não letal em qualquer pessoa que possa tentar invadir o prédio sem autorização. O recurso consegue inibir diversas ações criminosas. Algumas cercas podem ser instaladas em conjunto com o sistema de monitoramento, e o porteiro pode ser notificado rapidamente em situação de roubo. 

A fechadura elétrica nos portões é outra opção que não pode ser deixada de lado, podendo ser usada para autorizar o acesso de pessoas.

Como vimos, a segurança em condomínio é imprescindível. Dessa forma, é válido contar com as diversas ferramentas disponíveis no mercado, pois elas conseguem proporcionar um local mais protegido. Um condômino deseja ficar longe de ameaças e, com esses itens, o porteiro é notificado rapidamente na ocorrência de ações de criminosos. Assim, ele consegue evitar a entrada de estranhos e tomar decisões assertivas. 

Gostou do nosso post? Então, aproveite para assinar nossa newsletter para receber mais novidades em seu e-mail!