Podemos adquirir imóveis em diferentes condições. Por exemplo, você pode comprar uma casa usada ou nova; pode comprar um apartamento construído ou na planta. Há pessoas que preferem comprar o terreno para construir.
É bom ter essas opções à nossa disposição. Mas é importante avaliar as vantagens e as desvantagens de cada uma. Afinal, trata-se de um investimento de alto valor, e o dinheiro deve ser bem empregado.
Confira, portanto, a seguir se vale a pena comprar apartamento para reformar. Conhecer as opções que estão no mercado vão ajudar você a escolher o melhor imóvel pelo melhor custo-benefício!
Quais são as vantagens de comprar apartamento para reformar?
Vamos elencar, primeiramente, as vantagens de comprar um apartamento para reformar. Para começar, quando comparamos a aquisição de um imóvel para reformar com outro imóvel comercializado na planta ou já construído, novo, identificamos logo um preço mais interessante.
Além disso, há o potencial de ele ser valorizado ao longo dos anos e a possibilidade de customização. Vejamos mais detalhes sobre os benefícios oferecidos.
Menor valor de aquisição
Um apartamento que necessita de reformas oferece, na maioria das vezes, um valor mais atraente para o comprador. Existe a possibilidade, inclusive, de negociar condições melhores com o vendedor, levando em conta a idade do apartamento e o estado em que ele está.
É importante que profissionais especializados façam o acompanhamento nesse momento. Assim, você terá certeza de que não existem problemas estruturais muito complicados, que exigem uma reforma muito cara.
Boa viabilidade para personalização
Ao comprar um apartamento para reformar, há diferentes possibilidades de personalização dos ambientes conforme as suas necessidades. Com o apoio de engenheiros e de arquitetos, os cômodos podem ser remanejados, é possível aproveitar os itens do momento e mesmo combinar o seu próprio estilo com o acabamento já existente.
Valorização ao longo do tempo
As reformas têm o potencial de valorizar o apartamento. Estruturas sólidas, espaços com bom planejamento e decoração em consonância com as tendências contribuem com uma maior valorização do imóvel em médio ou longo prazo.
Conforme algumas pesquisas, para que o investimento valha a pena, a reforma deve ficar entre 3% e 5% do valor do imóvel. Se a finalidade for a revenda, a reforma bem planejada pode aumentar até em 80% o preço do apartamento.
Espaços amplos e diferenciados
Em relação aos apartamentos mais novos, os apartamentos antigos tendem a ser mais espaçosos, com cômodos maiores. Assim, comprar apartamento para reformar pode ser uma alternativa viável.
Reaproveitamento da estrutura
Os apartamentos antigos apresentam, em sua maioria, estruturas mais duráveis, com boas matérias-primas. Dessa forma, é necessário avaliar o quanto a estrutura pode ser reaproveitada para gerar economia de dinheiro. Quanto mais da estrutura puder ser conservada, melhor.
Possibilidade de reformar aos poucos
Outra vantagem é que a reforma não precisa ser feita toda de uma vez. Se você não tiver condições de assumir todos os reparos agora, poderá fazer os principais e, depois, ir realizando os ajustes que faltam aos poucos, de acordo com a sua disponibilidade financeira.
Quais são as desvantagens de comprar apartamento para reformar?
Mas não existem somente vantagens em comprar um apartamento para reformar. É necessário mostrar o outro lado da transação. Confira algumas desvantagens desse processo:
- valorização emocional pode causar prejuízos na venda; o proprietário pode avaliar o imóvel em um preço muito acima do mercado, que não será justo para o comprador;
- alguns apartamentos exigem um valor mais alto que o previsto no investimento; o valor da reforma, para que o negócio seja realmente vantajoso, não pode superar 15% da margem de lucro, sendo necessário realizar um orçamento minucioso para garantir que não haja prejuízos.
Quais reformas podem ser necessárias?
Quando falamos em apartamento para reformar, quais procedimentos podem ser necessários? Isso varia. É importante analisar esse ponto e verificar se o custo-benefício compensa.
Afinal, o preço do imóvel, juntamente aos gastos com a reforma deve ser satisfatório. Considere que a reforma também pode ser feita aos poucos, como explicamos, conforme a sua disponibilidade financeira.
Pintura
A pintura externa, já que se trata de apartamento, só pode ser feita se a maioria dos condôminos aprovar. A pintura interna, por outro lado, pode ser realizada tranquilamente e ajudará a conferir uma nova imagem ao ambiente, com sensação de limpeza e até de amplidão.
Cerâmica e piso
Por questões estéticas e até de segurança, convém investir em reparos no revestimento do piso, trocando, por exemplo, cerâmicas quebradas.
Caso o revestimento seja muito antigo e não esteja em boas condições, pode ser necessário substitui-lo em todo o apartamento. Nesse caso, os custos serão bem maiores.
Há também a possibilidade, a depender do tipo de revestimento, de colocar um novo tipo sobre o antigo. Assim, haverá menos custos e menos trabalho.
Instalações hidráulicas e elétricas
Esse ponto requer muitos cuidados. Instalações elétricas e hidráulicas são fundamentais para qualquer imóvel, associando-se a serviços básicos como energia elétrica, água e esgoto.
Também estão relacionadas à segurança dos usuários, principalmente no que tange à energia elétrica, que é um produto que envolve muitos riscos.
É importante fazer imediatamente os reparos necessários ou a substituição completa, a fim de modernizar as instalações.
Quais cuidados tomar ao reformar o apartamento?
Não é aconselhável usar a pintura como meio de cobrir certos defeitos, inclusive mofos e rachaduras. Esses são problemas que devem ser corrigidos, não escondidos.
Se deseja reformar para revender, isso continua sendo importante. Afinal, não vale a pena, por exemplo, esconder sinais de vazamento ou infiltração com pintura para que o potencial comprador não tenha conhecimento do problema. Seria uma atitude desonesta e arriscada, que poderia trazer complicações futuras depois.
Para comprar apartamento para reformar, você deve considerar aspectos como: localização, condições físicas do imóvel, tempo disponível para aguardar e legislação.
E para garantir uma reforma bem-sucedida, é importante planejar a compra, pesquisar os preços, traçar um cronograma da reforma, atentar-se para os prazos dos fornecedores e para cuidados que minimizem o volume de sujeira durante a reforma.
Gostou do conteúdo? Está interessado em comprar um imóvel? Entre em contato conosco: temos boas opções para você escolher em nosso portal, e garantimos um serviço seguro e transparente!