No mundo do investimento imobiliário é possível encontrar diversas variações de taxas. A Taxa SELIC no financiamento imobiliário é uma delas e você precisa estar atento em relação aos valores.
Mas você sabe o que é taxa SELIC? Continue a leitura e entenda seu conceito, como esse índice funciona, a finalidade deste referencial e quais são seus efeitos sobre as linhas de crédito e sobre o mercado imobiliário!
O que é a taxa SELIC e como ela funciona?
Se trata de um encargo de juros presente no Brasil e que norteia todos os outros tipos de taxas. Dessa forma, é relevante para quem está prestes a fazer algum financiamento imobiliário ou até mesmo um empréstimo.
O sistema do Banco Central usa a taxa SELIC para orientar as operações comerciais. Quando ocorre compra e venda de algum bem, aplica-se a taxa SELIC. Ela é usada justamente como uma referência e base para aplicação nas operações de financiamento de bens imóveis
A taxa SELIC é usada para qual finalidade?
O Banco Central usa a Taxa SELIC no financiamento imobiliário e financeiro para monitorar a movimentação do capital. Controla também o fluxo na circulação financeira e de mercado. Assim, o banco fiscaliza a iminência de possível dívida para o governo e para a população brasileira.
Nada mais é que: o gerenciamento sobre o volume dos recursos que circulam no país. Então, quando sobe a taxa, a tendência é de redução da inflação e a consequente redução da economia.
Melhor explicando: se as dívidas governamentais aumentam, o governo federal faz aumentar a circulação de moeda. A aplicação busca combater a inflação e manter a economia mais estável.
Portanto, para investir em qualquer linha de crédito, é importante entender que as taxas são variáveis. Em relação a Taxa SELIC no financiamento imobiliário não é diferente! Imagine que você decida financiar um imóvel que custa R$ 700 mil.
No ato da compra, paga de entrada a metade do valor e parcele o restante. Saiba que a taxa em algum instante pode mudar e aumentar o valor total empregado! É preciso pesquisar as melhores opções de aplicação do seu dinheiro.
Por isso, antes de realizar um financiamento procure uma opinião técnica sobre o mercado financeiro. Uma imobiliária especializada e com experiência pode ajudar muito na sua decisão.
Quais são os efeitos da SELIC nas linhas de crédito?
As inevitáveis alterações na SELIC impactam diretamente as linhas de crédito existentes, afinal você está sujeito ao fato que as financeiras e bancos podem aumentar os juros nos empréstimos. Isso impacta diretamente o consumidor porque não é incomum a realização de aquisição de linha de crédito. A questão é encontrar o melhor momento para aquisição.
A facilidade do crédito e o consumo caminham juntos. Se a intenção é procurar redução na Taxa SELIC no financiamento imobiliário, fique atento em relação ao assunto. Procure ajuda de especialistas para compreender a melhor hora e a melhor forma de investir em imóveis.
Linha de crédito relacionada a Taxa Referencial
A Taxa Referencial é uma parte do dinheiro que rendeu na poupança e muda de acordo com os juros. Logo, o montante varia a depender da quantidade que você tem guardado. O valor pode ser superior ou inferior a depender do fluxo da SELIC.
Se está menor ou igual ou idêntico a 8,5% sua poupança se refere a 70% da SELIC. Sendo assim, o crédito fica mais caro porque se aumenta a SELIC, sobre os juros.
Crédito relacionado com a inflação
Uma fração de juros é preestabelecida e outra parte fica sujeita a oscilação. Ou seja, o investimento sofre impacto quando a inflação sobe. No entanto, com o aumento expressivo, o Banco Central sobe a SELIC na tentativa de reduzir os preços.
Assim, o crédito fica mais em conta para os investidores. Porque se a taxa está cara, a propensão é de redução da inflação.
Crédito vinculado aos proventos da poupança
Uma parcela do dinheiro da poupança é predeterminada e a outra cota pode variar. Também existe uma vinculação direta com a alternância da SELIC. A diferença é que: com o aumento da taxa, os juros preestabelecidos são ampliados e o rendimento do valor da poupança expande. Mas é necessário que a SELIC esteja menor ou igual a porcentagem de 8,5.
Quais são os principais pontos dessa taxa para o financiamento de imóveis?
Em 2020 e 2021, no Brasil, o encargo era de baixa incidência. As condições para investimento de crédito imobiliário sem dúvidas estavam boas! No período, os juros no financiamento de imóveis eram baixos e isso facilitava a transação em termos financeiros. Afinal, quem não gosta de economizar?
Então, quando a SELIC está alta, as condições para financiamento de imóveis dificultam. Se ela aumenta, as instituições precisam aumentar os juros na contratação. Essa questão, com certeza, dificulta o acesso dos consumidores.
Quais são os sistemas que permitem o financiamento no mercado imobiliário?
O impacto no mercado de imóveis alterna a depender do sistema e da linha de crédito definida. No Brasil o sistema se divide em: Sistema Financeiro de Habitação e Sistema de Financiamento Imobiliário.
O método de habilitação é uma modalidade comum e consiste em custear uma propriedade com o montante de FGTS. Desse valor depositado você consegue liberar crédito nas organizações financeiras. Cabe ressaltar que é permitido financiar no máximo 80% e é necessário ter 10% do preço integral do imóvel.
Além disso, só 30% de sua renda pode ser comprometida e a quantia final não pode ser superior a R$1,5 milhão. Se for feito por essa modalidade, observe bem se está sendo descontado o valor certo de seus rendimentos e evite dores de cabeça.
Lembrando que se você comprou ou construiu com dinheiro de FGTS nos três últimos anos, não pode usufruir do benefício. Nesse sistema, os juros podem aumentar ou diminuir conforme a taxa SELIC. Contudo, a limitação é de 12% somado a taxa referencial!
Já no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) o regramento é livre. Não tem nenhuma limitação quanto a incidência de juros e as operadoras definem as disposições. Nesse tipo de esquema, não é possível utilizar recurso de Fundo de Garantia de Tempo de Serviço para abatimento ou quitação.
Você conseguiu entender a importância de conhecer melhor sobre a Taxa SELIC no financiamento imobiliário? É muito relevante compreender minimamente sobre o mercado financeiro para fazer escolhas assertivas! Se você ainda tem dúvidas, contate uma boa imobiliária e permaneça mais seguro.
O conteúdo esclareceu suas dúvidas a respeito de financiar imóveis? Conheça nosso blog e fique por dentro de nossas melhores dicas!