Todo condomínio precisa de um síndico, a pessoa responsável por representar e administrar os interesses e negócios do condomínio e que também responde civil e criminalmente por ele.
Ser síndico significa estar encarregado de administrar as manutenções das áreas comuns, fazer cumprir o regimento interno, manter as contas em dia, sugerir melhorias, entre muitas outras atividades da gestão condominial.
Para os moradores interessados em exercer a função, muitas vezes, surgem dúvidas de como se candidatar a síndico e se tornar a próxima pessoa responsável pela administração do condomínio que mora.
Se você está preparado, mas ainda não sabe como ser síndico, confira o passo a passo que a Guarida preparou para você.
O que faz um síndico de condomínio?
O síndico é o responsável por administrar o condomínio, o que envolve diversas tarefas. Ele cuida das finanças, ou seja, paga as contas, organiza o orçamento e cobra a taxa de condomínio dos moradores. Ele também contrata e supervisiona os funcionários, como porteiros e zeladores, e os prestadores de serviço, como os que fazem a limpeza e a manutenção.
Esse profissional representa o condomínio em questões legais e administrativas, convoca e preside as reuniões de moradores e resolve os conflitos que possam surgir entre eles. Além disso, é ele quem zela pela segurança do condomínio, desenvolvendo medidas para proteger os moradores.
Somado a tudo isso, é o síndico quem garante que as regras do condomínio sejam cumpridas e que as áreas comuns sejam mantidas limpas e organizadas. Pode-se dizer que ele é um administrador que precisa ter habilidades de organização, comunicação e negociação para lidar com todas essas responsabilidades.
Quem pode ser síndico de condomínio?
A lei não exige que o síndico ou subsíndico seja morador do condomínio. Ou seja, qualquer pessoa pode assumir essa função, desde que seja eleita pela maioria dos moradores em assembleia.
De qualquer forma, é importante saber que existem dois tipos principais de síndico:
- síndico morador: é um dos moradores do condomínio que se candidata e é eleito para exercer a função;
- síndico profissional: é um profissional contratado especificamente para administrar o condomínio. Ele pode ser uma pessoa física ou jurídica e geralmente tem experiência em gestão condominial.
Quais são os passos para se tornar um síndico de condomínio?
Confira, a seguir, as nossas principais dicas para que você seja um síndico de sucesso.
Tenha certeza sobre essa decisão
Antes de tudo, é muito importante que você se pergunte se realmente possui as características necessárias de um síndico e se estará disposto a valer do seu tempo para se dedicar à rotina que o cargo demanda.
Ser síndico é um trabalho que exige muitas responsabilidades que vão além de mediar conflitos, zelar pelo condomínio e manter a boa convivência entre os moradores. O cargo requer alguém com espírito de liderança, disponibilidade de tempo e conhecimento necessário para tomar conta da gestão condominial.
Se você preenche esses requisitos, então certamente está preparado para ser o próximo síndico do seu condomínio.
Esteja presente
Se você descobriu que realmente tem o perfil e a disposição para desempenhar a função de síndico do seu condomínio, o passo seguinte é participar das reuniões que acontecem no local.
Nessas reuniões, você vai encontrar várias oportunidades para se tornar conhecido pelos moradores e garantir o apoio necessário para a candidatura ao cargo de síndico. Dessa forma, é importante que, durante esses encontros, você participe ativamente, sugerindo ideias, dando opiniões e propondo melhorias para o seu condomínio.
Fique atento às datas
Após ter participado de inúmeras reuniões, é chegada a hora de você se candidatar ao cargo de síndico. Assim, você deve verificar com a administradora ou com a administração do condomínio quando ocorrerá a assembleia ordinária para eleição do síndico.
Dependendo da convenção do condomínio, a eleição pode ser realizada anualmente ou, no máximo, a cada dois anos. Portanto, esteja atento às datas para apresentar a sua candidatura.
Elabore propostas relevantes
A candidatura deverá ser apresentada na pauta específica de eleição de síndico, momento em que todos os candidatos se apresentam e dissertam sobre suas propostas para a futura gestão aos condôminos.
Se você seguiu o passo 2, então deve conhecer quais são os problemas do condomínio. Crie uma lista começando pelos mais urgentes e elabore uma forma de resolvê-los.
É nesse momento que você precisa utilizar todos os meios necessários para que os moradores entendam quais são as suas propostas de melhorias para o condomínio. É fundamental ser objetivo, transparente e sempre manter a harmonia entre as suas ações e as mudanças que podem ser realizadas.
Convide os moradores a votar
Finalmente é chegado o momento da votação, definida de acordo com a assembleia, que poderá ser aberta ou fechada. É muito raro que todos os moradores estejam presentes na assembleia. Por isso, não há previsão na legislação de quórum qualificado, E a definição será tomada pelo voto da maioria dos condôminos presentes na reunião.
Então, além de apresentar as suas propostas para os moradores, convidá-los para participar da eleição também é importante.
Seja um bom administrador
Caso você tenha sido escolhido para se tornar o próximo síndico do condomínio, cabe agora assumir a função e administrar da melhor forma possível o local.
Ao assumir a administração, o primeiro passo é estudar a gestão atual e identificar o que deve ser mantido e o que deve ser modificado. Você deve resolver todas as pendências do condomínio e desempenhar as suas atividades da melhor forma possível a fim de garantir uma boa gestão.
Lembre-se de que, dependendo do regulamento interno, você poderá exercer a função por até dois anos. Pode parecer pouco, mas o tempo passa rápido, então não demore para começar a cumprir as suas propostas.
Além disso, sendo um bom síndico, você terá mais chance de se reeleger em uma nova assembleia no final do mandato.
Como saber se ser síndico é para mim?
Decidir se a vida de síndico combina com você exige uma boa dose de reflexão, já que, como você viu, a função pede um mix de habilidades e características. É importante avaliar se você as tem.
Primeiro, pense se você se dá bem com organização e planejamento. O síndico constantemente lida com burocracias, contas, documentos e prazos. Caso goste de ter tudo em ordem e não se assuste com planilhas e agendas, já tem um ponto positivo.
Outra característica importante que reforçamos aqui é a boa comunicação, pois você vai lidar com moradores de todos os tipos, ouvir reclamações, mediar conflitos e explicar decisões. Se você se comunica de forma clara, paciente e sabe ouvir, tem grandes chances de se dar bem.
Imprevistos acontecem o tempo todo em um condomínio, desde um vazamento até um desentendimento entre vizinhos por causa de som alto. Portanto, manter a calma sob pressão e buscar soluções mais pragmáticas é indispensável. Para isso, não deixe de acompanhar a legislação e os regimentos internos a fim de tomar decisões respaldadas.
Caso tudo isso faça sentido para você, a vida de síndico de condomínio é, de fato, uma boa combinação com o seu perfil.
Quais cursos fazer para ser síndico profissional?
Existem diversos cursos que podem ajudar a desenvolver as habilidades necessárias para a função. Alguns deles oferecem uma visão geral da gestão de condomínios, enquanto outros se aprofundam em áreas específicas, como legislação, finanças ou gestão de conflitos.
Você pode encontrar cursos de curta duração, como workshops e seminários, que abordam temas específicos da gestão condominial, ou mais longos, como pós-graduações e MBAs, que oferecem uma formação bastante abrangente em gestão de condomínios.
Além dos cursos, porém, é importante buscar outras formas de aprendizado, como livros, artigos e eventos da área. A experiência prática também, claro, é muito importante para se tornar um síndico profissional de sucesso.
Como ter ajuda como síndico de condomínio?
Após você ter esclarecido suas dúvidas sobre como se tornar o próximo síndico do seu condomínio com o nosso passo a passo, lembramos também que, caso você seja eleito, é muito importante contar com uma empresa especializada em serviços de administração condominial.
Se o condomínio ainda não conta com esse tipo de serviço, cabe a você avaliar e propor aos condôminos a contração da melhor empresa. Ela auxilia no seu trabalho e garante a boa gestão do condomínio em todos os processos.
O Grupo Guarida é uma empresa que atua há mais de 40 anos no mercado imobiliário. Ainda, oferece serviços totalmente úteis e eficientes para que você administre com tranquilidade o seu condomínio. Um exemplo disso é a Agência Virtual Guarida, uma plataforma digital que oferece mais transparência e praticidade para síndicos e condôminos.
Com a Agência Virtual, é possível dividir a água e o gás automaticamente, controlar o acesso à portaria, reservar espaços comuns do condomínio, realizar Assembléia Digital e muitas outras funcionalidades!
Com os serviços da Guarida, você terá todo o suporte necessário para gerir da melhor maneira possível o seu condomínio. Também, terá uma completa consultoria em todos os quesitos técnicos, legais e administrativos.
Conheça mais sobre a Guarida Imóveis e os serviços de administração de condomínios, acessando a página exclusiva de condomínios no site.